Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMYA DE OLIVEIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMYA DE OLIVEIRA LIMA
DATA : 12/12/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

AS UNIDADES CURRICULARES ELETIVAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES NO CEARÁ

Currículo.  Ensino Médio. Eletivas. Educação Integral. Matemática

A presente pesquisa em andamento refere efetivamente sobre o processo de implementação do Novo Ensino Médio, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), tendo como fundamentação a Lei n. 13.415/2017. A partir de uma nova organização curricular, esse processo coloca no centro intensas discussões com relação à flexibilização curricular, as orientações dos materiais pedagógicos, as formações continuadas e ainda se observa uma fragilidade nas condições (estruturais, materiais e humanas). Nossa pesquisa, está alinhada com preocupações e inquietações bem definidas sobre essa implementação e, em particular, sobre os processos pedagógicos das escolhas das Unidades Curriculares Eletivas na área de conhecimento de Matemática e suas Tecnologias. Tais preocupações justificam-se pela necessidade de entender como se dá a escolha e o ensino neste contexto, com o intuito de aprofundar as análises acerca de como vem se materializando esse novo formato. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo geral: investigar como os professores compreendem no âmbito da implantação do Novo Ensino Médio as unidades curriculares eletivas de Matemática em Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral do Ceará. Nesse sentido, a pesquisa traça uma breve contextualização histórica do Ensino Médio, destacando o contexto da implantação da Política de Ensino Médio em Tempo Integral no Estado do Ceará, assim como as circunstâncias do processo de transição para o tempo integral. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi pautada na metodologia descritiva e exploratória. Para a coleta de dados, serão utilizadas técnicas de entrevista semiestruturada, observação e aplicação de questionários.

Presidente - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Interna - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Externa ao Programa - 2894033 - CRISTIANE DE ARIMATEA ROCHA - UFPEExterna à Instituição - IRENE MAURICIO CAZORLA - UESC-BA
Externa à Instituição - MARIA NIEDJA PEREIRA MARTINS - UFRN