Banca de DEFESA: JÉSSICA CRAVO SANTOS BERNARDINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA CRAVO SANTOS BERNARDINO
DATA : 30/11/2023
LOCAL: Webconferência

REPRESENTAÇÕES AUXILIARES E AS OPERAÇÕES DE DESIGNAÇÃO:Contribuições para o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir da resolução de problemas de partilha de quantidade

Representações Auxiliares; Teoria dos Registros de Representação Semiótica; Operações Cognitivas de Designação; Problemas de Partilha de Quantidade; Pensamento Algébrico.

No presente texto são apresentados os resultados de uma pesquisa de doutoramento que teve por objetivo analisar as contribuições das operações de designação, das representações auxiliares e as funções atribuídas a elas, no desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a partir da resolução de problemas de partilha de quantidade. Tendo a Teoria dos Registros de Representação Semiótica como aporte teórico, preconizada por Raymond Duval (2003, 2004a, 2004b, 2006, 2007, 2011, 2012, 2016), a proposta teve como questão central a seguinte indagação: quais são as operações de designação, os tipos de representação auxiliar, sua função e, como elas contribuem para o desenvolvimento do pensamento algébrico do aluno, na resolução de problemas de partilha de quantidade? Na primeira etapa da pesquisa foi realizada análise preliminar dos dados, considerando os protocolos de Oliveira e Câmara dos Santos (2011), para categorizar os tipos de representações auxiliares identificados na resolução de problemas de partilha por alunos do 6º ano, buscando-se verificar, também, qual a funcionalidade atribuída a essas representações auxiliares, e como a produção dos alunos suscita na solução dos problemas a partir da congruência semântica e operações de designação. A partir da análise realizada foi possível identificar 7 tipos de representações auxiliares utilizadas na resolução dos problemas, como: desenho ilustrativo, mista, espaço a ser preenchido, desenho por unidades, tabela, colunas e esquema e, quatros funções identificadas por essas representações, com o papel de organização, ilustração, seleção de elementos pertinentes ou material, em que as operações permeavam basicamente a designação icônica e numérica. Já na segunda etapa da pesquisa, considerou-se na produção e análise dos dados a resolução de problemas a partir de instrumento de pesquisa e entrevistas de explicitação com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública federal em Sergipe. Com base nos estudos realizados com abordagem qualitativa de análise, pôde-se observar que a recorrência ao uso de representações auxiliares na resolução de problemas de partilha facilita a conversão entre os registros de representação semiótica em língua natural à simbólico algébrica, promovendo a compreensão em matemática a partir da coordenação entre essas representações. A designação funcional em linguagem algébrica e a dupla designação permeou os elementos de avanço no desenvolvimento do pensamento algébrico, mesmo variando-se os fatores de não congruência semântica nos problemas com duas relações e natureza multiplicativa. Dessa maneira consideramos importante o uso de representações auxiliares na resolução de problemas, já que a transição entre registros discursivos (verbal ou numérico-simbólico) incita a recorrência a uma representação visualizante e organizacional, mas, que essas representações auxiliares sejam intermediárias ao processo cognitivo entre a representação de partida e a representação de chegada.

Externa à Instituição - FERNANDA ANDREA FERNANDES SILVA - IFPB
Presidente - ***.876.714-** - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Externo à Instituição - MARCELO CAMARA DOS SANTOS
Externo à Instituição - MÉRICLES THADEU MORETTI - UFSC