Press Start: Games, vivência e imersão em contextos de ensino-aprendizagem na Cultura Digital
Imersão; Games; Experiência; Educação.
A presente pesquisa em andamento versa sobre aspectos intrínsecos ao uso dos games e seus diálogos com contextos de educação quando considera-se em evidência a imersão nesses aparatos pelas vivências e experiências dos indivíduos. Nesse sentido, se traça uma breve contextualização histórica do desenvolvimento da indústria, destacando expoentes dos cenários imersivos, experiência e educação, à medida em que são analisados elementos e procesos que possibilitam mobilizações afetivas pela vivência no mundo simulado e se verifica características que diferenciam e/ou agrupam experiências com os holofotes para a educação. Essa discussão é fomentada, também, pela contextualização dos "gatilhos imersivos" nos games como reestruturações de subjetividade para um novo olhar/viver no mundo. O percurso metodológico se debruça por uma organização de natureza teórico-reflexiva que em perspectiva rizomática traz uma abordagem qualitativa atravessada por uma cultura de afetos e observação participante.