Banca de DEFESA: JOSÉ ANTÔNIO BEZERRA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ANTÔNIO BEZERRA DE OLIVEIRA
DATA : 13/12/2023
LOCAL: Sala de Apoio do EDUMATEC (formato híbrido)

FLEX-AS: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA E DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA

Aprendizagem Significativa. Estratégia Didática. Educação em Ciências.

A partir do anseio de promover aprendizagens mais significativas e críticas no ensino de ciências na Educação Básica via flexibilização conhecimento construído por seus estudantes, esta pesquisa teve o objetivo desenvolver uma estratégia didática ancorada na convergência de princípios das Teorias da Aprendizagem Significativa e Flexibilidade Cognitiva para propor uma estratégia didática para o ensino de ciências na Educação Básica que facilite a promoção de aprendizagens significativas e críticas.. Essa pesquisa classifica-se como teórica, analítica e de desenvolvimento, e a base para a elaboração dessa foi concebida a partir dos pressupostos teóricos das teorias da Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica e Flexibilidade Cognitiva, teorias essas que vêm sendo exploradas pelo autor desde seu mestrado. A partir da análise dos princípios dessas teorias, foram identificados pontos de convergência entre elas. Esses pontos foram: Ênfase na Construção do Conhecimento, Relevância do Conhecimento Prévio, Enfoque na Compreensão Profunda, Aprendizagem Contextualizada e Progressividade da Aprendizagem. A fim de aplicarmos este novo modelo teórico, utilizamos estes pontos na criação de uma estratégia didática para o ensino de ciências. A estratégia em questão foi nomeada de FLEX-AS se constitui de três momentos: Planejamento, Ambientação e Vivência Tais momentos foram caracterizados e fundamentados teórico-metodologicamente. O momento de Vivência é composto de seis etapas, com potencial para um desenvolvimento progressivo da aprendizagem via variadas ações didáticas, de forma significativa e flexível. Após a caracterização teórico-metodológica da FLEX-AS, é apresentada uma proposta para a aplicação dessa estratégia para o ensino de Biologia e elencadas perspectivas futuras acerca a utilização da estratégia em cenários educativos. As implementações da FLEX-AS demonstraram a viabilidade conceitual da integração das teorias da Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica e Flexibilidade Cognitiva,  elevando a aprendizagem significativa a um patamar menos teórico, mais aplicado e, portanto, mais utilizável pelos docentes.

Externo à Instituição - ELCIO SCHUHMACHER - UFSC
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 2324068 - CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
Externa ao Programa - 1279571 - KATIA APARECIDA DA SILVA AQUINO - UFPEPresidente - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE