NOÇÃO DE IGUALDADE COMO EQUIVALÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 5º ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Livro didático; álgebra; equivalência
O estudo tem por finalidade investigar, sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais, a abordagem da igualdade como equivalência em livros didáticos de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental. Para isso buscará identificar situações que abordem a igualdade como equivalência em livros didáticos de Matemática destinados ao 5º ano do Ensino Fundamental; Analisar contextos, domínio numérico, representações envolvidas em situações que abordem a igualdade como equivalência em livros didáticos de Matemática destinados ao 5º ano do Ensino Fundamental e classificar as situações que abordam a igualdade como equivalência de acordo com os tipos de problemas de estrutura aditiva ou multiplicativa. Estudo qualitativo, adota a análise de conteúdo como procedimento metodológico para analisar cinco livros didáticos de matemática destinados ao 5º ano do ensino fundamental anos iniciais mais adotados pelas cidades fazem parte da Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe. Apresenta-se uma análise preliminar de um dos livros didáticos, organizada em função de três categorias: o sinal de igualdade como noção operacional; como noção de equivalência e como noção relacional.