Banca de DEFESA: RENATA CARNEIRO DE HOLANDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA CARNEIRO DE HOLANDA
DATA : 04/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Recife
TÍTULO:

O uso de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola: diálogos e vivências na Escola de Educação Infantil-EMEI 14 Bis da Rede Municipal do Recife


PALAVRAS-CHAVES:

Pré-escola. Prática docente. Tecnologia.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

Esta pesquisa surge de questionamentos pessoais como técnica da divisão de Educação Infantil da rede municipal de ensino do Recife, ao realizar acompanhamento e observações na Escola Específica de Educação Infantil - EMEI 14 Bis. A questão central é: quais são os usos de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola? O objetivo geral é analisar os usos de tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola; e como objetivos específicos: identificar as formas de uso de tecnologia na prática docente e explicitar as possibilidades de experiências na prática docente com uso das tecnologias na pré-escola. Deste modo, temos a hipótese de que o uso das tecnologias na prática docente com as crianças na pré-escola proporciona que o adulto vivencie com a criança experimentações, vivências que trazem na linguagem tecnológica outras dimensões sensoriais, imagéticas, emocionais, que ampliam o planejamento e a prática docente integrada à linguagem da contemporaneidade. Dentro das reflexões acerca da prática docente, autores como Amante (2007), Moran et al. (2000), Rigodanzo (2022) trazem a interligação entre tecnologia e prática docente. Resnick (2020) considera que a tecnologia e a criatividade dialogam com todas as faixas etárias; Piangers e Borba (2019) expõem a tecnologia e a escola do futuro, apontando reflexões que ocorrem no cotidiano educativo. A metodologia de pesquisa tem caráter descritivo, com observação participante e entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os principais achados da pesquisa apontam para dois elementos centrais: a tensão quanto ao uso de tecnologias na prática docente da pré-escola e a vivência da computação desplugada, mesmo que de forma precária e inicial e até mesmo, por vezes, sem conhecimento por parte dos docentes.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externa ao Programa - 2660359 - CATARINA CARNEIRO GONCALVES - UFPEExterna ao Programa - 2249473 - VIVIANE DE BONA - UFPEExterna à Instituição - TACIANA PONTUAL DA ROCHA FALCAO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 11/09/2023 14:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01