AUTOAVALIAÇÃO COM O USO DE ARTEFATOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma proposta de aprendizagem visível
Autoavaliação; aprendizagem matemática; aprendizagem visível.
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as práticas autoavaliativas da aprendizagem no ensino da Matemática e os possíveis artefatos digitais utilizados nas escolas do Município de Jaboatão dos Guararapes. De acordo com os teóricos da avaliação Hadji (1997), Hattie (2017), Luckesi (2011), Perrenoud (1999), a autoavaliação é uma estratégia formativa que promove a autorregulação da aprendizagem para atingir os objetivos propostos e melhorar os resultados de aprendizagem. A abordagem qualitativa e exploratória deste estudo nos conduziu para uma compreensão profunda desse fenômeno com foco na experiência dos participantes. O lócus da pesquisa se deu no Espaço de Formação da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e os sujeitos foram os professores dos anos finais das escolas de ensino integral. Os dados provenientes do grupo focal foram analisados e interpretados à luz dos Ciclos de Codificação de Saldaña que possibilitaram as categorias de análise. Os resultados revelaram a incoerência entre a teoria e a prática, de um lado os professores dizem estar insatisfeitos com os resultados de aprendizagem em matemática, mas em contrapartida, esses mesmos professores continuam reproduzindo as práticas reducionistas e excludentes dos exames escolares. Os professores continuam desejando resultados melhores, mas os instrumentos avaliativos priorizados por eles são as provas e simulados com foco apenas nos resultados. Diante disso,compreendemos como relevante colaborar com o debate acerca da autoavaliação da aprendizagem matemática e contribuir com novos estudos sobre autoavaliação mediada pelas novas tecnologias, ancoradas nos princípios da avaliação formativa.