Banca de QUALIFICAÇÃO: LIBÂNIA CONCEIÇÃO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIBÂNIA CONCEIÇÃO NASCIMENTO
DATA : 13/09/2023
LOCAL: Sala de Apoio CE UFPE (híbrido)

AUTOAVALIAÇÃO COM O USO DE ARTEFATOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma proposta de aprendizagem visível

Autoavaliação; aprendizagem matemática; aprendizagem visível.

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as práticas autoavaliativas da aprendizagem   no ensino da Matemática e os possíveis artefatos digitais utilizados nas escolas do Município de Jaboatão dos Guararapes. De acordo com os teóricos da avaliação Hadji (1997), Hattie (2017), Luckesi (2011), Perrenoud (1999), a autoavaliação é uma estratégia formativa que promove a autorregulação da aprendizagem para atingir os objetivos propostos e melhorar os resultados de aprendizagem. A abordagem qualitativa e exploratória  deste estudo nos conduziu  para uma compreensão profunda desse  fenômeno com foco na experiência  dos participantes. O lócus da pesquisa se deu  no Espaço de Formação da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e os sujeitos foram os professores dos anos finais das escolas de ensino integral. Os dados  provenientes do grupo focal foram analisados e interpretados à luz dos Ciclos de Codificação de Saldaña que possibilitaram as categorias de análise. Os resultados revelaram a incoerência entre a teoria e a prática, de um lado os  professores dizem estar  insatisfeitos  com os resultados de aprendizagem em matemática, mas em contrapartida, esses mesmos  professores continuam reproduzindo as práticas reducionistas e excludentes dos exames escolares. Os professores continuam desejando resultados melhores, mas os instrumentos avaliativos priorizados por eles são as provas e simulados com foco apenas nos resultados.  Diante disso,compreendemos como relevante colaborar com o debate acerca da autoavaliação da aprendizagem matemática e contribuir com novos estudos sobre autoavaliação mediada pelas novas tecnologias, ancoradas nos princípios da avaliação formativa.

Interna - 2621009 - ANDIARA VALENTINA DE FREITAS E LOPES
Externa à Instituição - IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE
Presidente - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 17:00