Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ DE LIMA SILVA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ DE LIMA SILVA ANDRADE
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Sala de Apoio EDUMATEC (Híbrido)

COMPETÊNCIAS DIGITAIS E PRÁTICA DOCENTE: UM OLHAR PARA OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO E OS NÍVEIS DE APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA DO CIEB, APÓS O CONTEXTO PANDÊMICO

Prática Docente; Competência Digital; Níveis de apropriação Tecnológica; Contexto pós pandêmico

O uso das tecnologias digitais na prática docente, tem sido abordado por diversos pesquisadores ao longo dos anos, no entanto, essas discussões tiveram um aumento significativo no ano de 2020 por causa da pandemia da Covid-19, quando os docentes precisaram fazer uso desses recursos, mesmo sem formação específica para a utilização das TICs na prática docente. Diante de tal desafio, considera-se relevante que os professores em formação desenvolvam competências digitais a fim de que se sintam aptos com a utilização desses recursos de maneira técnica e pedagógica. Neste sentido, pesquisadores nacionais e internacionais têm desenvolvido matrizes de competências digitais que são esperadas dos docentes. Para esta pesquisa, é apresentada e discutida a matriz de competências digitais do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) com o objetivo de analisar os níveis de apropriação tecnológica de um grupo com 12 licenciandos do curso de Química do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Vitória, PE. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória e que se utiliza, num primeiro momento, de um questionário piloto e, na segunda etapa da pesquisa, uma entrevista semiestruturada. A pesquisa traz discussões sobre a Prática Docente, Formação Inicial, Competência Digital, níveis de apropriação tecnológica e alguns possíveis impactos do ensino remoto. Espera-se contribuir para a valorização profissional do docente enfatizando o desenvolvimento de competência digital desde a formação inicial, para que os futuros professores se sintam confortáveis com o uso desses recursos em suas práticas cotidianas de ensino.

Presidente - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Interno - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES
Externa à Instituição - WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES - UPE
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 17:07