Banca de DEFESA: JOSIAS PEDRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIAS PEDRO DA SILVA
DATA : 29/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/rgb-trqs-xax

Documentação de Professores que Ensinam Matemática em Turmas da EJA-Campo

Abordagem Documental do Didático. Documentação. Recursos. Educação Matemática Crítica. Educação do Campo. Educação de Jovens e Adultos

A tese articula os domínios da Abordagem Documental do Didático, da Educação Matemática Crítica, da Educação do Campo e da Educação de Jovens e Adultos que se constituem nas lentes teóricas da pesquisa. Objetiva compreender a documentação de professores que ensinam matemática em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Campo e a relação com aspectos do campesinato local. A primeira etapa constitui-se na construção de uma revisão sistemática da literatura para, de uma parte, conhecer os resultados de estudos nacionais e internacionais que se inserem e/ou relacionam os mesmos domínios e, de outra, para situar a tese nesse quadro. A segunda etapa se caracteriza em uma experimentação realizada com quatro professores que ensinam matemática em turmas de EJA Campo em um município do Agreste Pernambucano. Utiliza alguns passos da Metodologia de Investigação Reflexiva para produzir os dados por meio de entrevistas semiestruturadas; apresentação dos recursos disponíveis na escola realizada pelos professores participantes e gravada em vídeo e áudio; representação esquemática (mapa) dos recursos produzido pelos professores; observação do planejamento e das aulas planejadas. Dos 149 estudos que compuseram o corpus da revisão sistemática, apenas três se aproximaram do objeto desta tese, visto que contemplaram contextos socioculturais específicos. No que concerne ao estudo com os professores da EJA Campo, os resultados mostraram a diversidade de recursos que eles dispõem, com destaque para os recursos relacionados às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, mais utilizados, notadamente, no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Outros recursos, a exemplo de atividades impressas em papel, em razão da precariedade do acesso à internet na área rural, também integraram os recursos dos professores participantes. Os ambientes de aprendizagem propostos pelos professores estão predominantemente associados às listas de exercícios com referência à matemática pura, embora a referência a uma semirrealidade também figure em menor medida. A observação das aulas evidenciou a presença de atos dialógicos, como: estabelecer contato, reformular, perceber, pensar alto e reconhecer. Consideramos que os ambientes de aprendizagem são recursos que desempenham um papel de destaque na atividade dos professores e influenciam suas decisões em termos de selecionar e combinar recursos para uma determinada classe de situações. Embora os recursos dos professores não explicitem uma relação com aspectos das realidades dos estudantes da EJA Campo, os esquemas de uso, mobilizados por alguns professores, transformam tais recursos em documentos, na perspectiva da Abordagem Documental do Didático, e remetem ao campesinato local.

Presidente - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Interna - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Externa à Instituição - AMANDA QUEIROZ MOURA
Externo à Instituição - DILENO DUSTAN LUCAS DE SOUZA - UFJF