Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBA FLORA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBA FLORA PEREIRA
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Sala H03 do Edumatec (híbrida)
TÍTULO:

SINDRÔMETA: UMA ANÁLISE DE UM APLICATIVO SOBRE SÍNDROME METABÓLICA PARA O ENSINO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação, software educativo, síndrome metabólica, design Based Research, paradigma da complexidade.


PÁGINAS: 187
RESUMO:

A pesquisa trata da análise do conceito de Síndrome Metabólica e suas relações com as áreas afins a partir de uma proposta interdisciplinar no âmbito dos cursos de licenciatura em Biologia para o desenvolvimento de um artefato tecnológico digital amparada pela teoria da complexidade. A Síndrome Metabólica envolve um conjunto de fatores interrelacionados sob vários aspectos como biológico, social e comportamental, que caracteriza, per si, um conceito interdisciplinar sob o olhar da complexidade, perspectivas que condiz com as orientações da BNC- Formação alinhada à BNCC. Segundo pesquisas, a Síndrome Metabólica e conceitos subjacentes vêm sendo trabalhados em intervenções de prevenção e prevalência nas escolas e universidades, realizando programas educativos com ações voltadas à educação em saúde e alguns com uso de produtos, inclusive digitais, embora incipiente para formação inicial de professores de biologia, justificando a proposição. A metodologia empregada foi a Design Based Research, na qual se destina a melhorar as práticas educacionais, unido os princípios de design e métodos com rigor científico na criação de produtos diversos com a participação de colaboradores multidisciplinares. A partir do Game Design Document foi proposto um software educativo gamificado denominado Sindrômeta que, em processo de construção, passou pelo crivo de avaliadores especialistas no tocante aos tópicos: interfaces, narrativa, situação-problema contextualizada e avaliação, além do conteúdo à luz da complexidade. Ao final é possível trazer ao Sindrômeta os seguintes aspectos: interação entre aluno/professor e aluno/artefato; narrativa contextual trazendo a situação problema de forma clara e objetiva; feedback a partir das ferramentas oferecidas na plataforma, inclusive minigames; atividades em diferentes níveis de conhecimento e aprofundamento dos conteúdos da bioquímica, fisiologia e genética no viés da complexidade. Tais aspectos irão potencializá-lo como produto didático para o ensino e aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Biologia.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interno - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Presidente - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externa à Instituição - WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES - UPE
Notícia cadastrada em: 18/08/2023 11:36
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