FLEXAS: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA E DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA
Aprendizagem Significativa. Estratégia Didática. Educação em Ciências.
Este estudo foi elaborado com o objetivo de desenvolver uma estratégia didática para o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa, flexível, significativa e crítica de temas conceituais abordados no ensino de ciências na educação básica. Sendo assim, o texto aqui descrito relata o percurso formativo do autor, que relata como se chegou ao objetivo do estudo. A base teórica para o desenvolvimento da pesquisa foi concebida a partir dos pressupostos teóricos das teorias da Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica e Flexibilidade Cognitiva, teorias essas que vêm sendo exploradas pelo autor desde seu mestrado. A partir das premissas aqui apresentadas e discutidas, foi idealizada a Flexas: uma estratégia didática para o ensino de ciências nas perspectivas da Aprendizagem Significativa Crítica e da Flexibilidade Cognitiva. Tal estratégia é compostas por dois momentos e seis etapas, com potencial para um desenvolvimento progressivo da aprendizagem, com variadas ações didáticas, de forma significativa e flexível. Após a caracterização teórico-metodológica da Flexas, é apresentada uma proposta para a aplicação dessa estratégia para o ensino de Biologia, especificamente para o estudo das cadeias alimentares no Ensino Médio.