DO MUNDO DAS RELAÇÕES PARA O MUNDO DA EDUCAÇÃO: como o uso das redes sociais colaborou com o ensino durante a pandemia da COVID-19.
Redes Sociais, Ensino, COVID-19.
Tradicionalmente as aulas regulares na modalidade presencial, em instituições de ensino
são praticadas com a presença do professor e do aluno em um mesmo ambiente físico
como a sala de aula. Porém, em dezembro de 2019 uma mudança foi imposta ao planeta
Terra provocada pela Covid-19, uma infecção respiratória aguda causada pelo
coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de
distribuição global (Brasil, 2020a). Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde
(OMS) reconheceu a situação de pandemia e, com ela, veio o conjunto de meios para
proteção à saúde e à vida humana através do distanciamento social. Acostumados à sala
de aula presencial, os docentes tiveram que deixar seu universo, pois não estavam
preparados e nem capacitados para isso. Devido a necessidade de se reinventar, por
acreditarem que quase a totalidade de alunos possuíam celulares com acesso à internet e
por julgarem que muitos alunos já tinham conhecimento prévio no manuseio com as redes
sociais, muitos professores escolheram aplicativos como Facebook, WhatsApp, Youtube e
Instagram para utilizar na aprendizagem móvel. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa
é analisar o uso da rede social Instagram como recurso educacional por professores da
rede de ensino de Pernambuco, durante o período da pandemia da COVID-19. Sendo
assim, esta pesquisa se classifica como uma pesquisa abordagem qualitativa, exploratória
e descritiva, seguindo a tipologia proposta por Gil (2009) e Lakatos (2003), por se
concentrar na análise e compreensão dos sujeitos da pesquisa quanto a contribuição do
uso das redes sociais como recurso educacional no período pandêmico. Por se tratar de
uma pesquisa sobre o uso das redes sociais no ensino, a metodologia adotada será a
Análise de Redes Sociais (ARS), que irá proporcionar um estudo mais abrangente quanto
a relação das redes sociais sinalizadas como recurso pedagógicos utilizados pelos
professores, suas características de uso, estabelecendo as interações entre os usuários
sociais e a ligação destas com os fluxos de informação de uma rede. O estudo está sendo
desenvolvido em três etapas: a primeira etapa consisti na elaboração e aplicação de um
formulário online de pesquisa com professores da rede de ensino de Pernambuco das
etapas da educação básica, ensino fundamental e ensino médio. A segunda etapa da
pesquisa consiste na análise dos perfis e das narrativas digitais utilizadas pelos
professores participantes da primeira etapa para, assim, verificar quais as suas
perspectivas, estratégias de uso das redes sociais e processo de criação de conteúdo. A
terceira e última etapa da pesquisa consiste na seleção dos professores que utilizaram o
aplicativo Instagram e entrevistá-los para, assim, atingir todos os objetivos específicos da
pesquisa. Para a organização e análise dos dados coletados, será utilizada a abordagem
de "ciclos de codificação" atrelado ao software ATLAS ti.