Banca de QUALIFICAÇÃO: ELICIELMA SILVA GUIMARÃES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELICIELMA SILVA GUIMARÃES
DATA : 28/08/2023
LOCAL: webconferência
TÍTULO:

Contribuições pedagógicas encontradas na expansão de uma narrativa transmidiática em perspectiva decolonial


PALAVRAS-CHAVES:

Narrativas transmidiáticas, decolonialidade, educação.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Esta pesquisa está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), na linha de pesquisa Educação Tecnológica. A questão da pesquisa busca saber quais  as contribuições pedagógicas encontradas nas expansões de narrativas transmidiáticas em perspectiva  decolonial. Já existem pesquisas voltadas para o estudo das narrativas transmidiáticas em educação, no entanto, há indícios da necessidade de uma pesquisa voltada  para a construção de sentidos éticos e ideológicos do uso da transmídia. A partir desse contexto, temos, como  objetivo principal, analisar as contribuições pedagógicas encontradas na expansão de narrativas transmidiáticas em perspectiva decolonial. E especificamente analisar uma narrativa transmidiática em perspectiva decolonial, descrever o processo de expansão de uma narrativa transmidiática em perspectiva decolonial e, ainda, identificar as contribuições pedagógicas na expansão de uma narrativa transmidiática elaborada por estudantes. No que diz respeito aos conceitos de transmídia, narrativas transmidiáticas, apresentamos as contribuições teóricas de Jenkins, Massarolo, Gosciola e Scolari, a partir deles abordamos a evolução do conceito de transmídia, as narrativas transmidiáticas e a cultura participativa. Tratamos também do conceito de inteligência coletiva, de Lévy, relacionando-a ao conceito de experiência de Larrosa. Os conceitos de decolonialidade estão fundamentados em Mignolo, Quijano,Walsh e Freire a partir dos quais abordamos os conceitos de decolonialidade do poder, do ser e do saber, o pensamento de fronteira, a geopolítica do conhecimento, a pedagogia libertadora, interculturalidade e ainda decolonialidade do Ver, em Barriendos. A pesquisa iniciou-se com uma revisão sistemática da literatura para melhor compreensão do tema de pesquisa. Definido seu tema, optamos por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, com objetivos descritivos e com procedimentos de pesquisa participante. Os  instrumentos de coleta de dados são: entrevista semiestruturada, grupo focal e rede social. Os dados serão codificados de acordo com o ciclo de Saldaña e analisados com apoio do software Atlas TI.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externo ao Programa - 2331564 - ALEXANDRO SILVA DE JESUS - UFPEExterno à Instituição - RAPHAEL DE FRANÇA E SILVA - UPE
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 17:40
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