Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZA SANTANA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZA SANTANA DA SILVA
DATA : 31/08/2023
LOCAL: webconferência
TÍTULO:

SITUAÇÕES que conferem significado AO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM: perspectiva histórica, epistemológica, cognitiva e didática

 


PALAVRAS-CHAVES:

Função afim; sequências; livro didático; Teoria dos Campos Conceituais.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

Esta pesquisa, composta por dois estudos, um teórico e outro empírico, envolve dois objetivos complementares e interligados. Buscamos responder que tipos de situações podem conferir sentido ao conceito de função afim? A partir da categorização histórica, epistemológica e cognitiva, como os livros didáticos apresentam os tipos de situações em que é abordado o uso de sequências para a mobilização do conceito de função afim? Sendo assim, o objetivo do estudo teórico é elaborar uma categorização de tipos de situações que conferem sentido ao conceito de função afim, a partir da perspectiva histórica, epistemológica e cognitiva. O estudo empírico visa analisar as situações de identificação de padrões, regularidades e generalização nas sequências que mobilizam o conceito de função afim, existentes em três coleções de livro didático de um mesmo autor, aprovados pelo plano nacional do livro didático nos anos de 2019 – anos iniciais, e 2020 – anos finais do ensino fundamental e 2021 para o ensino médio. Primeiramente, apresentamos a discussão histórica e epistemológica embasada em quatro autores principais (SIERPINSKA, 1992; RUIZ-HIGUERAS, 1994; GAUDIN, 2005 e MERLI, 2022) enfatizando os principais elementos voltados para o conceito de função. Em seguida, elucidamos aspectos do pensamento funcional em detrimento do pensamento algébrico que serviu de base para discutirmos sobre o uso das sequências. Foram analisados os documentos de orientações curriculares, nacional e estadual, para verificar a pertinência dos elementos apresentados nas seções anteriores. Fechando o estudo teórico com a discussão das teorias do Campo Conceitual e dos Registros de Representação Semiótica, para fundamentar e ancorar a categorização das situações que podem conferir sentido ao conceito de função afim, as quais são apresentadas, descritas e justificadas ao final do terceiro capítulo. Com base no estudo teórico, a partir do olhar histórico, epistemológico e cognitivo foi possível identificar  uma variedade de situações que podem conferir sentido ao conceito de função afim, temos por hipótese que aprofundar a compreensão das situações de identificação de padrões, regularidades e generalização nas sequências a partir do ponto de vista didático, em livros, possibilitará encontrar classificações variadas de situações na mobilização de um conceito de sequência em detrimento ao de função afim desde os anos inicias do ensino fundamental até o ensino médio, colaborando para averiguar distinção e similaridades entre eles. A metodologia explicita o caminho para a construção do estudo teórico assim como o percurso para o estudo empírico, em que serão analisadas três coleções de livros didáticos de mesmo autor com foco nas situações que envolvem padrões, regularidades e generalização em sequências, para isso, usaremos o método descrito na análise de conteúdo de Bardin (2016).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Interno - ***.876.714-** - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Interna - ***.085.004-** - MARILENE ROSA DOS SANTOS - UPE
Externo à Instituição - RENATO FRANCISCO MERLI - UTFPR
Externa à Instituição - BARBARA LUTAIF BIANCHINI - PUC - SP
Externa à Instituição - VERIDIANA REZENDE
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 17:33
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