Banca de DEFESA: JULIANA DE CASSIA GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA DE CASSIA GOMES DA SILVA
DATA : 06/09/2023

Ensino de Matemática nos anos iniciais das escolas do Campo: proposições curriculares, avaliação em larga escala e tensionamentos na prática docenteem Ipojuca - PE.

Educação do Campo; Currículo Prescrito, Ensino da Matemática; Avaliação em Larga Escala- SAEB

A Educação do Campo surge de tensionamentos contra a égide capitalista e a educação urbanocentrista e fundamenta-se em mobilizar mudanças sociais e de vida para os povos do campo, resguardando sua identidade de práticas e de políticas educacionais excludentes. De modo geral, tem-se em tese que as políticas educacionais são guiadas por documentos oficiais curriculares que orientam o trabalho pedagógico das instituições escolares no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem. Do mesmo modo, o desempenho dos estudantes seria avaliado através de métodos e instrumentos avaliativos que consideram os conhecimentos prévios e do cotidiano dos estudantes, bem como, a apreensão contextualizada dos conteúdos da matriz curricular e a capacidade de utilizá-los em sociedade. Parte-se da ideia de que os docentes já se apropriaram desse debate educacional e empenham-se em suas atividades docentes para que os discentes apresentem resultados significativos no percurso educacional e alcancem, também, as metas estabelecidas pelo Governo Federal, através dos exames de avaliação em larga escala. Nesse caso, na educação básica os resultados do SAEB apresentam o resultado do desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, servindo de base para investimentos em políticas públicas educacionais. Em uma análise particular, as escolas do campo do município de Ipojuca apresentam distintas realidades, grande parte das escolas apresentam estruturas deficitárias e lacunas nos aspectos pedagógicos e tecnológicos, difícil acesso à internet, ausência de equipamentos para alunos e professores, falta de condições para o ensino, perdas financeiras dos docentes. A despeito dessas condições adversas o município de Ipojuca vem alcançando bons resultados no IDEB. Buscando responder se há contradição entre as orientações curriculares, os resultados dos exames e o ensino de matemática, levantamos a seguinte questão de pesquisa: O que os professores dizem sobre os resultados em matemática dos estudantes na avaliação em larga escala da rede de Ipojuca? Esta tese compreende o desempenho em matemática dos estudantes das escolas do campo na perspectiva multifatorial e contextualizado;  aborda a trajetória histórica e as bases epistemológicas da Educação do Campo; e se propõe a compreender a relação entre o ensino de matemática, o currículo, e o desempenho de alunos em matemática na avaliação em larga escala segundo professores dos anos iniciais de escolas do campo do município do Ipojuca. O estudo objetiva, especificamente, analisar no currículo oficial da rede municipal de Ipojuca a proposta do ensino de matemática para os anos iniciais e, especialmente, o que indica para as escolas do campo;  Investigar os resultados da avaliação de desempenho em matemática dos estudantes dos anos iniciais nos exames em larga escala – SAEB - em Ipojuca; Analisar o que os professores dizem acerca do ensino de matemática e sobre o desempenho dos estudantes nos anos iniciais nas escolas do campo; Cotejar os discursos produzidos pelos professores e os resultados do desempenho no SAEB dos estudantes  dos anos iniciais das escolas do campo. Realizamos na metodologia etapas interligadas: Etapa 1 - Análise documental da proposta curricular do Estado de Pernambuco para EF anos iniciais e da proposta curricular do município de Ipojuca para EF anos iniciais;  b) Etapa 2 - Análise do desempenho em matemática das escolas do campo de Ipojuca - Ideb 2014-2019/Inep - com base nos relatórios por escola segundo as categorias: Educação, Ensino, Aprendizagem, Avaliação e Matemática. Etapa 3 - Escuta do que dizem os professores das escolas do campo sobre o ensino e o desempenho dos estudantes em matemática em grupos focais online, nos quais os participantes tiveram acesso aos resultados das análises das etapas anteriores. Neste desenho metodológico qualitativo utilizamos o método analítico apoiado na análise de conteúdo de Bardin nas etapas 1 e 2, e levantamento de núcleo de significações na etapa 3. Dentre algumas conclusões, entendemos que o desempenho escolar e sua relação com a avaliação em larga escala no Brasil possui um viés político controverso à política pública como garantia de uma educação de qualidade e direito de todos. A política pública que temos, mesmo com esforços de alguns, ainda desconsidera a realidade do público-alvo e está indexada em metas curriculares descontextualizadas e excludentes.

Presidente - 3205409 - FATIMA MARIA LEITE CRUZ
Interno - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Interna - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Externa ao Programa - 3331091 - ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS - UFPEExterna à Instituição - ALDINETE SILVINO DE LIMA - UFCG