Banca de DEFESA: MAYRA DARLY DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYRA DARLY DA SILVA
DATA : 11/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

ESTUDANTES CEGOS INTERPRETANDO GRÁFICOS: RELAÇÕES ENTRE ASPECTOS VISUAIS E CONCEITUAIS E ADEQUAÇÕES PARA O ENSINO


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento Estatístico; interpretação de gráficos; estudantes cegos.


PÁGINAS: 237
RESUMO:

O objetivo geral desta tese é analisar desafios e possibilidades para estudantes cegos
estabelecerem relações entre aspectos visuais e conceituais na interpretação de gráficos na
perspectiva do Letramento Estatístico. Em termos específicos busca-se: investigar desafios e
possibilidades na adaptação de gráficos estatísticos para o trabalho com alunos cegos, a partir
do contexto do Instituto Benjamin Constant; identificar e analisar tarefas envolvendo gráficos
com potencial para mobilizar relações entre aspectos visuais e conceituais na perspectiva do
Letramento Estatístico em livros didáticos dos anos finais convencionais e adaptados;
caracterizar o contexto educacional em relação ao atendimento das necessidades
educacionais de um aluno cego; e analisar como o aluno cego estabelece relações entre
aspectos visuais e conceituais ao trabalhar com gráficos na perspectiva do Letramento
Estatístico. A pesquisa, de cunho qualitativo, iniciou com uma Revisão Sistemática da
Literatura (RSL) e mais quatro etapas, incluindo pesquisa documental e empírica, alinhadas
aos objetivos específicos. A RSL evidenciou serem escassas teses e dissertações nacionais
sobre o ensino e a aprendizagem de estatística para estudantes cegos. Em âmbito
internacional destacam-se artigos que avaliam de forma técnica alguns recursos destinados
à leitura e interpretação de gráficos por estudantes/pessoas cegas, mas sem enfatizar a
importância dos contextos das atividades e questionamentos críticos. Na etapa 1 realizou-se
entrevista semiestruturada com um professor do Instituto Benjamim Constant (IBC) cujos
resultados agregaram informações importantes para o trabalho com gráficos com estudantes
cegos. Na etapa 2 realizou-se mapeamento e análise de tarefas sobre gráficos em coleções
de livros didáticos dos anos finais, em tinta e adaptados em braille. Identificou-se algumas
tarefas sobre gráficos estatísticos para compor a entrevista com o estudante cego. Na escola
campo de pesquisa, identificada na etapa 3, realizou-se os seguintes procedimentos
metodológicos: análise do Projeto Político Pedagógico, entrevista semiestruturada com a
gestora escolar, sondagem com a profissional da sala de Atendimento Educacional
Especializado (AEE) e estabelecimento de contato inicial com o estudante cego e sua
genitora. O estudante cego, chamado ficticiamente José, não domina o braille e não teve
acesso à educação durante a pandemia (em 2020 e 2021). A sondagem com a profissional
da AEE foi crucial para adaptar as tarefas tornando-as acessíveis para as intervenções
realizadas com José. Por fim, na etapa 4 foi realizada entrevista semiestruturada com José,
utilizando tarefas identificadas na etapa 2 devido ao potencial delas para o alcance dos
objetivos propostos no estudo. A leitura e interpretação do gráfico por José se deu em função
da sua compreensão, sobretudo, dos elementos do conhecimento (contexto, escala unitária e
representação) e da linguagem envolvendo aspectos conceituais dos gráficos. As mediações
da pesquisadora durante as intervenções foram fundamentais para mobilizar compreensões
do estudante. Concluímos que para que estudantes cegos estabeleçam relações entre
aspectos visuais e conceituais a partir de gráficos, na perspectiva do Letramento Estatístico,
são necessárias adaptações que considerem as especificidades do usuário cego, a utilização
de tarefas que possibilitem articulações entre dimensões cognitivas e disposicionais e
processos de mediação sistematizados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Interno - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Interna - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS
Externa ao Programa - 3315067 - TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE - UFPEExterna à Instituição - IRENE MAURICIO CAZORLA - UESC-BA
Externo à Instituição - SOLANGE HASSAN AHMAD ALI FERNANDES
Notícia cadastrada em: 09/08/2023 17:35
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