Banca de DEFESA: DIANA FRANÇA COSTA DA SILVA

DISCENTE: DIANA FRANÇA COSTA DA SILVA
DATA : 25/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/gsz-jvun-vhm?hs=122&authuser=0

A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS COMBINATÓRIOS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DE UM PROCESSO FORMATIVO

Conceitos combinatórios; formação de professores; Matemática; Anos iniciais; Combinatória; Conhecimentos Docentes.

O objetivo da presente pesquisa é analisar como um processo formativo com professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode promover seus conhecimentos acerca da Combinatória. Pesquisas anteriores como Rocha e Ferraz (2010), Sabo (2010), Rocha (2011), Teixeira (2012), Assis (2014), Lima (2015), Lima (2016) e Santos e Merlini (2018) apontaram para uma dificuldade no reconhecimento e trabalho da Combinatória, especificamente nos invariantes de escolha e ordem nos problemas combinatórios. Todo o desenvolvimento da pesquisa foi fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1996), a qual explora três dimensões essenciais - situações (S), invariantes (I) e representações simbólicas (R). Além disso, foram analisados o conhecimento especializado do conteúdo, o conhecimento do conteúdo e dos estudantes, bem como o conhecimento do conteúdo e do ensino, conforme proposto por Ball, Thames e Phelps (2008). O processo formativo contou com a participação voluntária de seis professoras do 4º e/ou 5º ano do Ensino Fundamental, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o tema. A metodologia incluiu entrevistas individuais semiestruturadas e três encontros formativos. Durante o primeiro encontro, as professoras discutiram diferentes situações combinatórias e suas propriedades invariantes, utilizando materiais manipuláveis e problemas impressos. No segundo encontro, analisaram representações simbólicas de respostas de estudantes em situações combinatórias. No último encontro, refletiram sobre como trabalhar a Combinatória em sala de aula. Essa abordagem permitiu uma interação mais próxima entre as participantes, promovendo uma troca rica de informações e experiências ao longo do processo formativo. As professoras participantes demonstraram um significativo avanço no conhecimento especializado do conteúdo, no conhecimento do conteúdo e dos estudantes, e no conhecimento do conteúdo e do ensino. Elas identificaram relações e propriedades nas situações combinatórias, aprimorando sua compreensão após discussões e análises dos protocolos de respostas dos estudantes. Reconheceram a relevância das representações na resolução dos problemas combinatórios e na compreensão dos estudantes. O entendimento pelas professoras sobre os invariantes e significados das situações combinatórias foi enriquecido, e a sistematização revelou-se uma estratégia útil para auxiliar os seus estudantes na resolução dos problemas. O estudo reforça a importância dos processos formativos para aprimorar aos conhecimentos dos professores e enriquecer o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Presidente - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS
Interna - 1134527 - ANA COELHO VIEIRA SELVA
Externa ao Programa - 3296607 - ANA PAULA BARBOSA DE LIMA - UFPE
Notícia cadastrada em: 08/08/2023 17:54