Banca de DEFESA: AYRTTON CESAR BORBA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AYRTTON CESAR BORBA
DATA : 15/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/hfv-gipi-ytt
TÍTULO:

Recursos de Professores para Ensinar Função Afim no Ensino Médio em Escolas do Campo


PALAVRAS-CHAVES:

Abordagem Documental do Didático, Recursos, Educação do Campo, Atividade produtiva camponesa, Função afim


PÁGINAS: 125
RESUMO:

A pesquisa se insere nos domínios da Educação Matemática e da Educação do Campo. Tem como principal objetivo compreender como os professores selecionam e/ou constroem um recurso ou um conjunto de recursos para ensinar o conceito de função afim no Ensino Médio em escolas do campo e a relação com as atividades produtivas camponesas. Para tanto, apoia-se na Abordagem Documental do Didático e na Educação do Campo. Adota-se a Investigação Reflexiva proposta como metodologia para coletar dados com três professores de três municípios da Região Agreste de Pernambuco que ensinam matemática no Ensino Médio em escolas do campo. Para caracterizar as atividades produtivas camponesas dos municípios realizou-se um levantamento no Sistema IBGE de Recuperação Automática e entrevistas com dez moradores do campo dos três municípios investigados. Para identificar os recursos dos três professores foram realizadas entrevistas semiestruturadas; vídeo gravado pelos professores dos recursos disponíveis na escola para ensinar função afim; construção de um mapa de recursos; observação de um planejamento escrito e uma aula. Os resultados da pesquisa revelam que as principais atividades produtivas dos municípios consistem na agricultura, criação de animais, fabricos de confecção, comércio, trabalho em pedreiras e produção do bordado manual. Os recursos dos professores para ensinar função afim são materiais e não-materiais e, em grande parte integram recursos digitais. Alguns dos recursos-filho, que derivam dos recursos-mãe, são construídos pelos professores com o intuito de relacionar o ensino da função afim com as atividades produtivas, embora não tenha sempre ficado explícito na aula observada. Desse modo, os resultados apontam para a necessidade de uma discussão mais ampla sobre as especificidades do ensino de matemática nos contextos da Educação do Campo


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Interno - ***.876.714-** - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Externa ao Programa - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 08/08/2023 17:14
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