Banca de DEFESA: WANUZA WIVIANE PEREIRA DE ARAUJO

DISCENTE: WANUZA WIVIANE PEREIRA DE ARAUJO
DATA : 06/09/2023
LOCAL: meet

Estratégias mobilizadas por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao resolver problemas de partilha e suas relações com as características do pensamento algébrico.

Estratégia de base - Problemas de Partilha - Características do pensamento algébrico.

O presente estudo de cunho qualitativo buscou investigar quais estratégias são mobilizadas por estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao resolver problemas de partilha com uma relação e suas relações com as características do pensamento algébrico. Esse trabalho se baseia nas pesquisas de Silva, Saviole e Passos (2015), Santos e Moreira (2016), Silva e Saviole (2014) e nas considerações trazidas nos documentos oficiais como a BNCC (2018) e o Currículo de Pernambuco (2019). Para o desenvolvimento de nosso estudo tomamos como base os estudos de Oliveira e Câmara (2011) que conseguiu identificar que os sujeitos do estudo mobilizaram elementos do pensamento algébrico, e ao mesmo tempo conseguiram identificar cinco estratégias de base utilizada na resolução dos problemas, às quais usamos em nosso trabalho. E o estudo de Almeida (2016), em que utilizou características do pensamento algébrico para desenvolver sua tese, características essas que tomamos também como base de nosso estudo. Buscando responder a pergunta de pesquisa foi elaborado o seguinte objetivo geral: identificar as estratégias mobilizadas por estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao resolver problemas de partilha com uma relação com as características do pensamento algébrico. O nosso estudo foi desenvolvido com estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Passira, composta por 28 sujeitos. Para a produção de nossos dados a turma foi organizada em dupla, compondo 14 duplas. A produção dos dados foi realizada a partir da aplicação de um teste composto por quatro problemas, e uma entrevista clínica. A aplicação do teste e a entrevista ambos foram realizadas pela pesquisadora. Após a produção e análise dos dados foi possível identificar de modo geral que os estudantes adotaram as estratégia “dividir por 2” e “total como fonte” como sendo as mais utilizadas  pelos estudantes. A estratégia “algébrica” não tivemos nenhuma dupla que a utilizou. Com relação ao rendimento, apenas duas duplas responderam duas questões corretamente fazendo uso da estratégia “atribuir valor”, um problema cada dupla. Ao analisar as respostas corretas, percebemos que os estudantes conseguiram mobilizar três das cinco características do pensamento algébrico, a capacidade de: “estabelecer relações”, “modelar” e “construir significado”. De modo geral os estudantes apresentaram grandes dificuldades na resolução dos problemas algébricos do tipo partilha. Mesmo as pesquisas apontando para a importância da álgebra nos anos inicias, os documentos oficiais orientarem para o desenvolvimento do pensamento algébrico desde os anos inicias do ensino fundamental, foi possível verificar que os estudantes de nosso estudo apresentaram grande dificuldade na resolução dos problemas algébricos do tipo partilha com uma relação, com isso deixamos como indagação para posteriores pesquisas de: como elaborar uma sequência de atividades que levem os estudantes a pensar algebricamente?

Interna - 2345694 - PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN
Externa à Instituição - IRACEMA CAMPOS CUSATI - UPE
Externo à Instituição - MARCELO CAMARA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 07/08/2023 18:42