Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAIDE CECÍLIA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAIDE CECÍLIA DE LIMA
DATA : 22/08/2023
LOCAL: CE-UFPE

O uso de história em quadrinhos para o estudo de sequências recursivas e o desenvolvimento do pensamento algébrico

Pensamento algébrico; História em quadrinhos; Sequências

Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição de uma História em quadrinhos como recurso didático para o estudo de sequências recursivas e o desenvolvimento do pensamento algébrico, fundamentando-se na Teoria da Objetivação (TO). Exploraremos o potencial da História em Quadrinhos (HQ), para auxiliar no estudo de sequências recursivas e no desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 8 ano de uma escola da rede pública da Região Metropolitana do Recife. Para isso, precisaremos enfatizar as formas do pensamento algébrico, que são: pensamento factual, contextual e simbólico. Cada uma dessas formas possuem três vetores caracterizadores, sendo eles: indeterminação, a denotação e a analiticidade. Assim, a HQ foi produzida no formato digital, na plataforma Pixton, contendo sequências recursivas que os alunos precisaram respondê-las e iremos observar não apenas no visual, como também, por meio da vídeo-gravação, pois como a TO define o pensamento algébrico possuindo uma natureza multimodal, podendo ser dividido entre duas fases, a ideacional e material, em que a ideacional é composta pela imaginação e fala interior, no caso da material, são os diversos meios semióticos, sendo eles: gestos, desenhos, movimentos, palavras escritas e diversos outros. Também buscaremos que a integração com a HQ como parte do processo de ensino-aprendizagem possa vir a ser uma estratégia valiosa para promover o desenvolvimento do pensamento algébrico e o estudo da sequência recursiva.

Presidente - ***.876.714-** - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Interna - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Externa à Instituição - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA - UFRN
Externa à Instituição - ROSILANGELA MARIA DE LUCENA SCANONI COUTO