Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUEL SOUTO DA MOTA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUEL SOUTO DA MOTA SILVEIRA
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Via webconferência

RECONFIGURAÇÃO DIGITAL DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO: Movimentos institucionais, desafios e novos fazeres pedagógicos

Palavras-chave: políticas públicas, reconfiguração digital, sistemas de ensino, educação básica

Este estudo é proposto com a intenção de investigar o processo de reconfiguração digital das escolas a partir dos movimentos de adequação e potencialização das redes municipais de ensino, tendo como contexto mobilizador o Ensino Remoto Emergencial. O percurso pessoal e profissional descrito levou-me a optar por uma análise marcada pela subjetividade, que encontra lastro teórico nos Estudos Culturais. As aproximações e possibilidades de olhar para os fenômenos e interferir de forma direta, na condição de gestor, professor e estudante, aguçou a necessidade de ampliar a compreensão sobre a dinâmica digital das escolas durante o período marcado pelo distanciamento social, por meio da percepção de professores e estudantes, os desdobramentos institucionais em escala ampliada durante a retomadas das atividades letivas presenciais e a leitura da prática docente em que as tecnologias digitais apresentam-se consolidadas como vias pedagógicas. O objetibo geral desta pesquisa é Analisar os movimentos de reconfiguração digital da escola e, em contexto mais amplo das redes de ensino, tendo como força mobilizadora as experiências e vivências construídas a partir do Ensino Remoto Emergencial. As etapas metodológicas, definidas como movimentos da pesquisa, possuem focos distintos que se articulam a partir do eixo central que sustenta a pesquisa: a relação entre a escola e as tecnologias digitais, a partir da imersão compulsória determinada pelo distanciamento social, e as possibilidades de reconfiguração pedagógica. Todo processo de investigação considera as limitações e fragilidades históricas dessa relação, bem como todos os efeitos associados a qualquer mudança produzida em um contexto de crise generalizada. Nessa direção, é importante também ressaltar que toda produção, resultante do estudo que encampamos, tem a função de registrar as percepções de um dos momentos mais desafiadores da sociedade e analisar desdobramentos imediatos na estrutura e dinâmica das redes de ensino, escolas e salas de aula.

Presidente - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externa à Instituição - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA - UFAL
Externo à Instituição - JOSE AIRES DE CASTRO FILHO - UFC
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE