Banca de DEFESA: MARCEL MUNIZ VILACA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCEL MUNIZ VILACA
DATA : 24/08/2023
LOCAL: CE/UFPE

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: ANÁLISE  DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VIVENCIADA
NO GEOGEBRA PARA A ABORDAGEM DOS QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS

Sequência Didática; Quadriláteros Notáveis; Pensamento Geométrico; GeoGebra.

A presente pesquisa buscou analisar contribuições de uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento geométrico de estudantes do 9º ano dos anos finais do ensino fundamental ao trabalhar com os quadriláteros no GeoGebra. A investigação foi dividida em 3 etapas: a primeira consistiu na aplicação de um teste diagnóstico com 20 estudantes (divididos em 10 duplas) do 9º ano de uma escola da rede privada da Região Metropolitana de Recife que possibilitou identificar indícios do nível de pensamento geométrico mobilizados por cada participante. O segundo momento consistiu na elaboração e vivência de uma sequência didática envolvendo os quadriláteros notáveis e a utilização do GeoGebra. O terceiro momento mobilizou a aplicação de um teste diagnóstico final que possibilitou identificar o desenvolvimento do pensamento geométrico dos participantes da pesquisa. Em todas as etapas foram utilizados os pressupostos do trabalho de Pereira da Costa (2019) e o seu modelo de níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico para categorizar e analisar as eventuais evoluções apresentadas pelo grupo de 20 estudantes durante as diferentes etapas da pesquisa. Os resultados obtidos no teste diagnóstico inicial – TDI revelam que os estudantes não consideram as características dos quadriláteros durante suas resoluções e os reconhecem por seu aspecto visual (abstração geométrica perceptiva). Desse modo, predominantemente se encontravam no nível n do modelo de Pereira da Costa (2019) e não conseguem utilizar critérios de inclusão de classe ao abordar os quadriláteros notáveis. Após o TDI foram vivenciadas, no GeoGebra, as atividades de nossa sequência didática e, em seguida, aplicado um teste diagnóstico final – TDF. Os principais resultados evidenciam que a sequência didática contribuiu para o desenvolvimento do pensamento geométrico dos participantes ao revelar que os estudantes passaram a utilizar critérios de inclusão de classe ao lidar com atividades envolvendo os quadriláteros notáveis. Os dados obtidos no TDF evidenciam um aumento significativo na quantidade de repostas adequadas, quando comparados com os resultados do TDI e indicam que a maioria dos estudantes conseguiu avançar do nível n em que se encontravam para o n+1 e n+2. Também houve um avanço nas abstrações geométricas mobilizadas predominantemente (perceptiva) para a analítica e descritiva. Entre os principais elementos responsáveis por esse aumento, além das atividades estruturadas à luz do modelo de Pereira da Costa (2019), destacamos a dinamicidade do GeoGebra ao permitir que os estudantes estabeleçam relações ao “arrastar” elementos dos quadriláteros ao identificar as propriedades que permanecem inalteradas e as que sofrem modificações com essas movimentações.

Presidente - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Interna - ***.085.004-** - MARILENE ROSA DOS SANTOS - UPE
Interno - ***.876.714-** - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Externa ao Programa - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA - UFPEExterno à Instituição - ANDRE PEREIRA DA COSTA