Banca de DEFESA: LAIS THALITA BEZERRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIS THALITA BEZERRA DOS SANTOS
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Remotamente via Google Meet https://meet.google.com/xwm-ptex-nkq?hs=122&authuser=1

COMO ESTUDANTES DE 5º ANO REFLETEM SOBRE TEMÁTICAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR? UM OLHAR NA PERSPECTIVA DOS ATOS DIALÓGICOS

Educação Financeira Escolar; Educação Matemática Crítica; Modelo de Cooperação Investigativa; Atos dialógicos; Anos Iniciais; Diálogo.

A presente tese de doutorado teve como objetivo geral discutir temáticas relacionadas à Educação Financeira Escolar com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, observando a possível promoção de atos dialógicos do Modelo de Cooperação Investigativa. De modo mais específico, apresentamos os seguintes objetivos: 1)  Sondar, a partir da promoção de discussões, o que estudantes de 5º ano pensam sobre temáticas que envolvem a Educação Financeira Escolar; 2) Identificar, na perspectiva do Modelo de Cooperação Investigativa, atos dialógicos estabelecidos nas discussões sobre Educação Financeira Escolar; 3) Identificar, nos momentos de diálogo sobre Educação Financeira fomentados pelos estudantes, habilidades matemáticas presentes na Base Nacional Comum Curricular. Como referencial teórico, utilizamos a Educação Matemática Crítica discutida por Ole Skovsmose, mais especificamente os já citados atos dialógicos presentes no Modelo de Cooperação Investigativa (ALRø; SKOVSMOSE, 2006), sendo eles: 1) Estabelecer contato; 2) Perceber; 3) Reconhecer; 4) Posicionar-se; 5) Pensar alto; 6) Reformular; 7) Desafiar e 8) Avaliar. Como Método, desenvolvemos a pesquisa com 4 turmas de 5º ano de quatro escolas da Região Metropolitana de Recife, sendo duas da rede pública e duas da rede privada de ensino, as quais participaram, cada uma, de quatro momentos de diálogo, intitulados 1) Comprar ou não comprar? Pensando nas prioridades; 2) Qual celular escolher?; 3) Nossos hábitos de consumo e suas influências no planeta; e 4) Compras em supermercado, nos quais os estudantes participaram de discussões em âmbito geral, com toda a turma, mas também em momentos em pequenos grupos formados na sala de aula, discutindo temáticas relacionadas à Educação Financeira Escolar. Como resultados, apresentamos que estudantes do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental possuem reflexões sobre temáticas relacionadas às discussões propostas, apresentando seus pontos de vista e suas experiências cotidianas, favorecendo as discussões propostas em sala. Sobre os atos dialógicos, percebemos, em grupos específicos, uma maior dificuldade para estabelecimento dos momentos de diálogo, com um possível maior condicionamento dos estudantes para realização de atividades individuais, o que pode ser um reflexo de atividades propostas durante a vida escolar desses estudantes. Apesar disso, em maior ou menor grau, percebemos que os estudantes conseguiram estabelecer contato, posicionar-se, perceber perspectivas que foram postas para discussão, desafiar os colegas, de modo que destacamos a existência de atos dialógicos nos momentos propostos, como aspectos que favoreceram as discussões propostas. Em relação à presença de habilidades matemáticas nos momentos de diálogo, foi possível identificar que tais conteúdos não foram fortemente visíveis nas discussões, possivelmente pelos contextos propostos para discussão pelos estudantes, que discutiam a temática em uma perspectiva mais abrangente, não restringindo-a a nenhum componente curricular. Como considerações, ressaltamos a importância de estudos como o atual, que proponham aos estudantes momentos de diálogo, em que eles se tornem agentes ativos nos processos de ensino e aprendizagem, de modo que, a partir de suas falas, com o professor enquanto mediador, sejam desenvolvidas discussões em sala de aula, que oportunizem aos estudantes reflexões que podem vir a ser mobilizadas em momentos de escolha. Ressaltamos, assim, a importância da discussão da temática Educação Financeira desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, com destaque para aspectos matemáticos e não-matemáticos que permeiam tais decisões.

Presidente - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Interna - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Externa à Instituição - ALDINETE SILVINO DE LIMA - UFCG
Externo à Instituição - ALFREDO DIB ABDUL NOUR - UESC-BA