Banca de DEFESA: KARINY MICHELLY SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE: KARINY MICHELLY SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 16/08/2023
LOCAL: Remotamente via Google Meet

POTENCIALIDADES DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TIRINHAS PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Educação Matemática Crítica. Educação Financeira. Educação Financeira Escolar. Recursos Didáticos. Histórias em Quadrinhos. Tirinhas.

A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo geral identificar as potencialidades do trabalho com a Educação Financeira Escolar utilizando como recursos didáticos as Histórias em Quadrinhos (HQs) e as tirinhas. Pensando nisso, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais são as potencialidades do uso de HQs e tirinhas no trabalho com Educação Financeira Escolar? Para tanto, fizemos, em um primeiro momento, um mapeamento e uma análise de HQs e tirinhas sobre Educação Financeira (EF) disponibilizadas e na internet. Classificamos as HQs e as tirinhas de acordo com as temáticas de EF. No segundo momento, aplicamos um questionário no Google Forms para professores e professoras do 5o ano do Ensino Fundamental.  No questionário identificamos o perfil dos professores, a experiência profissional, compreensões sobre EF, Educação Financeira Esscolar (EFE) e o uso das HQs e tirinhas para o trabalho com EF. Posteriormente, selecionamos cinco Hqs e tirinhas e disponibilizamos a docentes do 5o ano do Ensino Fundamental que responderam ao questionário e solicitamos que elaborassem um roteiro de aula de EF, almejando a identificação da potencialidade de emergir das propostas didáticas os ambientes de aprendizagem, pensados por Skovsmose (2000; 2004).   Na análise das HQs e tirinhas, identificamos temáticas de sustentabilidade e influência das propagandas/mídia, produtos financeiros, atitudes ao comprar, consumo e consumismo, o que pode evidenciar uma tendência a concepção mercadológica da EF. Em relação à análise dos roteiros de aula de EF produzidos pelos docentes, observamos cada etapa das atividades produzidas pelos participantes com a finalidade de identificar a potencialidade para emergir os Cenários para Investigação, pensados por Skovsmose (2000) no trabalho com EF com uso das HQs e tirinhas. Foram identificados possíveis cenários para investigação nos roteiros dos professores, bem como atividades relacionadas a exercícios. Defendemos a relevância no que diz respeito ao investimento na formação inicial e continuada dos professores para o desenvolvimento do ensino contextualizado, consciente, significativo e crítico da EF e da EFE que contribua para a formação cidadã dos aprendizes.

Presidente - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Interna - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Externa à Instituição - CHANG KUO RODRIGUES - UFJF
Notícia cadastrada em: 06/07/2023 13:03