Banca de DEFESA: JAILSON CAVALCANTE DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAILSON CAVALCANTE DE ARAÚJO
DATA : 28/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Educação - UFPE
TÍTULO:

IMBRICAÇÕES ENTRE OS CAMPOS CONCEITUAIS DA GEOMETRIA E DAS GRANDEZAS E MEDIDAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA ÁREA DE PARALELOGRAMOS


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria dos Campos Conceituais. Engenharia Didática. Grandezas e Medidas. Geometria. Área de Paralelogramos.

 


PÁGINAS: 469
RESUMO:

Esta pesquisa teve por objetivo compreender as implicações da concepção e experimentação de uma sequência didática apoiada nos conjuntos de situações que dão sentido ao conceito de área e ao conceito de quadrilátero notável, priorizando as imbricações entre os campos da Geometria e das Grandezas e Medidas, no aprofundamento da compreensão e na diminuição de dificuldades conceituais de aprendizagem persistentes
relativas à área de paralelogramos por estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A fundamentação teórica é composta pela Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e seus colaboradores, e pelo modelo de área como uma grandeza autônoma proposto por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian. A engenharia didática, a partir da perspectiva de Guy Brousseau, Michelle Artigue e outros, é a metodologia adotada na pesquisa. Realizaram-se, inicialmente, as análises prévias, as quais possibilitaram observar as principais dificuldades dos estudantes e os erros recorrentes ao lidar com situações sobre a área de paralelogramos, como área e paralelogramos são abordados em documentos de orientação curricular nacional, estadual e municipal, nos planejamentos e apostilas de atividades dos professores, bem como na coleção de livros
didáticos adotada na escola campo de pesquisa. A partir delas, foi possível observar dificuldades dos estudantes em situações envolvendo a área e os paralelogramos, principalmente quando se tratavam de losangos não quadrados e paralelogramos não retângulos e não losangos. Verificou-se ainda a predominância por situações de medição, desenhos prototípicos e ênfase nas figuras do quadrado e do retângulo não quadrado, reforçando a necessidade de pesquisas que contemplassem todos os paralelogramos. Esses e
outros achados serviram de suporte para a construção e análise a priori das situações que compuseram a sequência didática relativa à área de paralelogramos, contemplando situações dos campos da Geometria e das Grandezas e Medidas, a qual foi experimentada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do município de Ferreiros/PE. Os resultados indicaram que olhar as diferentes etapas de resolução de uma atividade como tarefas elementares do campo conceitual da Geometria, necessárias para o domínio pleno de uma situação mais complexa do campo das Grandezas, favorece a compreensão de aspectos relativos à área de paralelogramos. Quanto às contribuições para a aprendizagem dos estudantes, destacam-se: ampliação na diversidade dos quadriláteros e domínio de propriedades ligadas às definições; dissociação entre área, superfície e número; utilização de procedimentos geométricos como a decomposição e recomposição; aprimoramento da forma predicativa do conhecimento e apropriação do pensamento lógico matemático com instrumento de debate e argumentação, entre outras. Os estudantes que apresentaram um bom desempenho geral no trabalho realizado no campo da Geometria, o refletiram nas atividades do campo das Grandezas e Medidas, contribuindo assim para a diminuição de dificuldades conceituais de aprendizagem relativas à área da região delimitada por paralelogramos. No entanto, outros aspectos necessitariam de aprofundamento em um trabalho mais prolongado, como o sentido das expressões de área e a invariância da área em relação à escolha do lado tomado como base em um paralelogramo não retângulo e não losango.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2345694 - PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN
Interna - ***.085.004-** - MARILENE ROSA DOS SANTOS - UPE
Interna - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Externa à Instituição - MARILENA BITTAR - UFMS
Externo à Instituição - ANDRE PEREIRA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 06/07/2023 12:57
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