O ENSINO DE COMBINATÓRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE SOBRE OS CONHECIMENTOS DOCENTES
Combinatória; Conhecimentos Docentes; Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Este estudo em desenvolvimento, pretende analisar os conhecimentos docentes para o ensino de Combinatória, mais especificamente no que tange aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o alcance desse objetivo, desenvolvemos uma pesquisa piloto, no intuito de verificar nossos instrumentos de coleta e análise de dados. Participaram da pesquisa piloto duas professoras que conhecem a Combinatória e que trabalham no 5° Ano do ensino Fundamental. As docentes realizaram uma aula sobre combinatória, na qual analisamos por meio da observação, e posteriormente participaram de uma entrevista semi estruturada, com o intuito de conhecer as participantes e aprofundar nossas análises sobre os conhecimentos mobilizados no ensino de Combinatória. Na análise dos resultados verificamos os diferentes domínios à luz de Ball, Thames e Phelps com respaldo na teoria dos Campos conceituais deVergnaud (1986). Percebemos que com esta pesquisa conseguimos pontuar diferentes aspectos sobre cada conhecimento docente no ensino de Combinatória nos anos iniciais. No entanto, compreendemos que há uma necessidade de aprofundamentos no que diz respeito ao Conhecimento Horizontal de Combinatória e no Conhecimento de Combinatória e Currículo, sendo fundamental uma modificação nos roteiros de observação e de entrevista. Por fim, acreditamos que o piloto nos possibilitou um vasto conhecimento sobre todos os aspectos deste estudo, enquanto método, para a melhoria dos instrumentos e análises para a efetivação da pesquisa futura.