PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O (RE)PENSAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO PÓS- PANDEMIA
Formação Docente; Práticas Pedagógicas; Tecnologias Digitais; Tecnologia na Educação.
O presente projeto intitulado Práticas pedagógicas e o (re)pensar da formação de professores: possibilidades e desafios no uso das Tecnologias Digitais no ensino fundamental da educação básica no contexto pós- pandemia, objetiva investigar de que maneira a formação docente pode repercutir na inserção de práticas pedagógicas que contemplem o uso das tecnologias digitais no ensino escolar. A pesquisa será de natureza quali-quantitativa e serão recrutados docentes do ensino fundamental de escolas públicas das redes municipais do Recife e de Feira Nova como população do estudo. Será realizada inicialmente uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e para coleta de dados serão aplicados instrumentos como questionários, entrevistas e grupo focal para discussão do problema em profundidade. O estudo pode trazer forte contribuição para a discussão do processo de formação docente, possibilidade de troca entre os pares, e reflexão sobre a necessidade, possibilidade e as dificuldades relacionadas à integração das Tecnologias Digitas no contexto escolar.