Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMILLY ALEXANDRE DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMILLY ALEXANDRE DE SOUZA
DATA : 30/06/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ekm-umsd-tnz
TÍTULO:

Trabalho Documental de Professoras Formadoras do Estágio Supervisionado em Matemática: um estudo sobre a gênese documental individual e coletiva


PALAVRAS-CHAVES:

Estágio Supervisionado em Matemática; Professor Formador de Professores de Matemática; Trabalho Documental Individual e Coletivo; Gênese Documental Individual e Coletiva


PÁGINAS: 112
RESUMO:

A pesquisa se insere na temática da gênese e do trabalho documental do professor formador da licenciatura em matemática. Tem por objetivo compreender a gênese documental de professoras formadoras que ensinam o componente curricular de Estágio Supervisionado em um curso de licenciatura em matemática, a partir do trabalho documental individual e coletivo que elas realizam. Para tanto, se ancora na Abordagem Documental do Didático (ADD) e utiliza a Metodologia de Investigação Reflexiva para construir os procedimentos de coleta, organização e análise de dados. Essa metodologia envolve o acompanhamento contínuo das ações do professor dentro e fora da sala de aula e a reflexão dos participantes sobre o trabalho documental realizado. O coletivo investigado é constituído por três professoras de Estágio supervisionado em uma universidade federal sediada na Região Nordeste do Brasil. Até o momento do desenvolvimento da pesquisa os dados coletados contemplam a estrutura curricular dos componentes de Estágio Supervisionado em Matemática da instituição selecionada, bem como o perfil das professoras participantes concernente à formação inicial e continuada e experiências com o componente de Estágio Supervisionado. O projeto traz uma análise preliminar desses dados com vistas a favorecer uma melhor compreensão do contexto em que a pesquisa está sendo desenvolvida. Com a continuidade do estudo, espera-se, por um lado, que os dados da pesquisa contribuam para responder ao objetivo delimitado e, por outro, que as professoras participantes possam refletir sobre o trabalho documental individual e coletivo que desenvolvem no Estágio Supervisionado, com vistas a formar futuros professores de matemática


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Interna - ***.709.914-** - KATIA MARIA DE MEDEIROS - UEPB
Externa ao Programa - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA - UFPEExterno ao Programa - 1968638 - VALDIR BEZERRA DOS SANTOS JUNIOR - UFPEExterno à Instituição - LUC TROUCHE
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 17:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06