Trabalho Documental de Professoras Formadoras do Estágio Supervisionado em Matemática: um estudo sobre a gênese documental individual e coletiva
Estágio Supervisionado em Matemática; Professor Formador de Professores de Matemática; Trabalho Documental Individual e Coletivo; Gênese Documental Individual e Coletiva
A pesquisa se insere na temática da gênese e do trabalho documental do professor formador da licenciatura em matemática. Tem por objetivo compreender a gênese documental de professoras formadoras que ensinam o componente curricular de Estágio Supervisionado em um curso de licenciatura em matemática, a partir do trabalho documental individual e coletivo que elas realizam. Para tanto, se ancora na Abordagem Documental do Didático (ADD) e utiliza a Metodologia de Investigação Reflexiva para construir os procedimentos de coleta, organização e análise de dados. Essa metodologia envolve o acompanhamento contínuo das ações do professor dentro e fora da sala de aula e a reflexão dos participantes sobre o trabalho documental realizado. O coletivo investigado é constituído por três professoras de Estágio supervisionado em uma universidade federal sediada na Região Nordeste do Brasil. Até o momento do desenvolvimento da pesquisa os dados coletados contemplam a estrutura curricular dos componentes de Estágio Supervisionado em Matemática da instituição selecionada, bem como o perfil das professoras participantes concernente à formação inicial e continuada e experiências com o componente de Estágio Supervisionado. O projeto traz uma análise preliminar desses dados com vistas a favorecer uma melhor compreensão do contexto em que a pesquisa está sendo desenvolvida. Com a continuidade do estudo, espera-se, por um lado, que os dados da pesquisa contribuam para responder ao objetivo delimitado e, por outro, que as professoras participantes possam refletir sobre o trabalho documental individual e coletivo que desenvolvem no Estágio Supervisionado, com vistas a formar futuros professores de matemática