Foreground de Estudantes de Escolas do Campo: um estudo à luz da Educação Matemática Crítica
foregrounds de estudantes, aprendizagens matemáticas, escolas do campo, anos finais do Ensino Fundamental
O projeto pesquisa se insere nos domínios da Educação do Campo e Educação Matemática Crítica, com foco na relação entre as perspectivas de futuro, as aprendizagens matemáticas e o contexto sociocultural dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas do campo. Objetiva caracterizar relações entre os foregrounds de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas do campo do Agreste Pernambucano e suas intenções sobre a aprendizagem de matemática; e a influência do contexto sociocultural nessas relações. Pretendemos realizar a pesquisa em quatro escolas do campo nos municípios de Altinho, Caruaru, Panelas e Riacho das Almas. A primeira etapa da coleta de dados será a aplicação de questionários em uma turma de cada ano escolar, 6º ao 9º ano, nas escolas dos quatro municípios, totalizando 16 turmas. A segunda etapa, será realizada em função da análise dos dados da primeira e consistirá em entrevistas semiestruturadas para subsidiar a construção dos foregrounds, as intenções de aprendizagem matemática e a relação com o contexto sociocultural dos participantes. Em paralelo, realizaremos um estudo de contexto conjugando dados oficiais e entrevistas com representantes locais. Atualmente, estamos delimitando as categorias analíticas e encaminhando o processo junto ao Comitê de Ética em Pesquisa para iniciar a coleta de dados