Aprendizagem do GEOGEBRA na EAD: a avaliação online em um MOOC (Massive Online Open Course) por Licenciandos de Matemática
Formação Docente; MOOCs; Geometria; Softwares.
Este estudo teve como objetivos geral avaliar a aprendizagem do software Geogebra em um MOOC de Geometria para licenciandos em Matemática em EaD. Para isso, investigamos as propostas avaliativas dos MOOCs para formação docente no campo da Educação Matemática nos últimos 5 anos; mapeamos as plataformas e MOOCs de Geometria que envolvam softwares de Geometria; desenvolvemos um MOOC para a aprendizagem do software Geogebra; analisamos o processo de aprendizagem a partir das atividades proposta no MOOC e buscamos identificar no MOOC os desafios e possibilidades da avaliação online. Adotamos a abordagem qualitativa, desenvolvida em 4 etapas de pesquisa: Revisão Sistemática; Mapeamento de plataformas de Cursos Massivos de Geometria; Desenvolvimento de MOOC de Geometria; Aplicação e Análise do MOOC. Os resultados da revisão sistemática indicaram pouca pesquisa na área, assim como o mapeamento de MOOCs de Geometria, que encontrou apenas três cursos relacionados ao ensino de softwares. Por isso, desenvolvemos o MOOC “Explorando a Geometria com o Geogebra” e ofertamos na plataforma Moodlecloud, por 4 semanas, sobre Geometria com o Geogebra. O curso teve atividades de Fóruns, Gravações em Tela, Plano de Aulas e Autoavaliação e Avaliação entre Pares. Os cursistas foram de uma Instituição Federal do Estado de Pernambuco. Contamos 18 estudantes de licenciatura em Matemática. Adotamos como instrumentos de coleta de dados as atividades desenvolvidas durante o curso pelos cursistas e um questionário de avaliação após o término. Apesar de nem todos participarem de todas as atividades, o curso foi bem avaliado por eles e, aqueles que participaram, conseguiram aprender os conteúdos. Em função do grande número de participação vicária dos cursistas, não foi possível identificar os desafios da avaliação online. Entretanto, a aplicação do curso nos permitiu concluir que a forma como são propostas as atividades nos MOOCs podem captar a aprendizagem dos cursistas. Por exemplo, a gravação de tela nos permitiu saber se o cursista havia aprendido o manuseio do software. Os cursistas sugeriram a reoferta do curso em outros meses, pois relataram que estavam em semana de avaliação na graduação durante a oferta deste MOOC. Concluímos que cursos como estes são necessários nas licenciaturas em Matemática, devido à carência da temática.