Banca de DEFESA: CLAUDIA MARIA BEZERRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA MARIA BEZERRA DA SILVA
DATA : 04/08/2023
LOCAL: Recife

A INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM ATIVA NAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DO ESTUDANTE DA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA PARA APRENDER AS CIÊNCIAS BÁSICAS E MATEMÁTICA

Crenças de Autoeficácia. Aprendizagem Ativa. Ciências Básicas e Matemática. Educação em Engenharia

A inovação na educação em Engenharia envolve o delineamento de uma cultura que se oponha à simples certificação burocrática, com experiências nas quais o estudante tenha uma participação ativa no processo de formação. Diante desse cenário, forma-se a seguinte questão da pesquisa: Como a aprendizagem ativa influencia as crenças de autoeficácia dos estudantes de Engenharia, favorecendo o engajamento para aprender as Ciências Básicas e Matemática? O objetivo geral foi analisar a influência da aprendizagem ativa para o desenvolvimento das crenças de autoeficácia e do engajamento dos estudantes para a aprendizagem nas disciplinas das Ciências Básicas e na Matemática. E os objetivos específicos: investigar na prática de ensino dos professores a utilização das metodologias ativas de aprendizagem; investigar como ocorre a participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas por meio da aprendizagem ativa; identificar elementos da aprendizagem ativa que favorecem o desenvolvimento das crenças de autoeficácia dos estudantes; identificar elementos da aprendizagem ativa que favorecem o engajamento dos estudantes nas atividades. O referencial teórico foi desenvolvido a partir das discussões sobre as crenças de autoeficácia (BANDURA, 1977, 1994, 1997; SCHUNK, 1995; ZIMMERMAN, 1995), a aprendizagem ativa (BONWELL; EISON, 1991; DEWEY, 1978, 1979a, 1979b; SILBERMAN, 1996) estimulada pelas metodologias ativas de aprendizagem (BERGMANN; SAMS, 2018; MORAN, 2018; VALENTE, 2018) e a educação em Engenharia (BAZZO; PEREIRA, 2019; BRASIL, 2019a; BRASIL, 2019b; OLIVEIRA; ALMEIDA, 2010). A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários e da escala de autoeficácia e a realização de entrevistas semiestruturadas. O contexto do estudo foram as experiências nas turmas do 1° período da Área Básica de Ingresso em Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco e teve a participação de professores e estudantes. Fundamentada nas abordagens qualitativa e quantitativa, a análise dos dados ocorreu com a realização de testes estatísticos e por meio da análise de conteúdo. Dentre os achados da pesquisa, a escala de autoeficácia trouxe que os estudantes se perceberam com crenças medianas para realizar com êxito as atividades investigadas. Na análise qualitativa, destaco que a aplicação do conteúdo contextualizado motivou a aprendizagem e, o trabalho em grupo, o engajamento nas atividades. Considera-se que o ambiente acadêmico e os sujeitos que compartilham dele são influências para a autoeficácia e a aprendizagem, motivando a reflexão sobre a forma como as atividades são vivenciadas, a interação que proporciona, a observação dos colegas e a condução das aulas pelo professor.

Presidente - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externo à Instituição - VANDERLI FAVA DE OLIVEIRA - UFJF
Externo à Instituição - NELSON ANTONIO PIROLA - UNESP