Banca de QUALIFICAÇÃO: RHAFAEL DOS SANTOS GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RHAFAEL DOS SANTOS GOMES
DATA : 27/06/2023
LOCAL: CE/UFPE

FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS RECREATIVOS NA SALA DE AULA: investigando o desenvolvimento de estratégias

Palavras-chave: Formulação de problemas algébricos recreativos, Estratégias de formulação de problemas; Pensamento algébrico, Ensino Fundamental II.

Esta pesquisa tem como questão norteadora a indagação de como os estudantes podem desenvolver o pensamento algébrico com a formulação de problemas algébricos recreativos? O objeto de estudo será a formulação de problemas algébricos recreativos no 9º Ano, tendo como objetivo geral investigar como os estudantes desenvolvem estratégias no processo de formulação de problemas algébricos recreativos na sala de aula. Os objetivos específicos: investigar como os estudantes percebem a formulação de problemas algébricos recreativos na sala de aula; identificar as estratégias das formulações de problemas algébricos recreativos na sala de aula desenvolvidas pelos estudantes; analisar como será desenvolvido o pensamento algébrico durante o processo de formulação de problemas. A pesquisa será desenvolvida com estudantes de uma escola da rede pública estadual de ensino, em Pernambuco, utilizando como metodologia de pesquisa, a abordagem qualitativa, estudo de caso, duas duplas, em atividades de formulação de problemas algébricos recreativos, baseadas nos textos, que apresentam o Problema das Pérolas do Rajá, do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, O Cavalo e a Mula, Os Quatro Irmãos, do livro de Yakov Perelman e um problema que formulamos, O Camelo no Deserto. Serão realizadas duas entrevistas semiestruturadas, uma no início da pesquisa e outra após as quatro sessões de formulação de problemas algébricos recreativos. Faremos a análise dos dados produzidos com categorias a priori e a posteriori com a percepção dos estudantes sobre a formulação de problemas algébricos recreativos, as estratégias de formulação de problemas algébricos recreativos utilizadas pelos estudantes e como é desenvolvido o pensamento algébrico durante o processo de formulação de problemas.

Presidente - ***.709.914-** - KATIA MARIA DE MEDEIROS - UEPB
Interno - ***.876.714-** - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Interna - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Externo à Instituição - JOSÉ ROBERTO COSTA JÚNIOR