Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA MARIA CHAGAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA MARIA CHAGAS
DATA : 27/06/2023
LOCAL: webconferência
TÍTULO:

Uma Análise do Processo de Formação Continuada Online com o Uso das
Tecnologias no Contexto Pandêmico: Um Estudo de Caso na Escola de
Formação de Educadores de Professores do Recife Professor Paulo
Freire


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias, formação continuada, professor formador,
Covid-19


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Esta pesquisa aborda a temática do uso das tecnologias no contexto
educacional durante a pandemia da COVID-19, especificamente, em
formações continuadas online no município do Recife no Estado de
Pernambuco. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo
de formação continuada online, a partir do uso das tecnologias pelos
professores formadores da Escola de Formação de Professores Professor
Paulo Freire, durante o período pandêmico. Buscando ampliar nossa discussão
sobre esta área de estudo, propõe-se descrever as principais estratégias
implementadas pelos professores formadores com o uso das tecnologias na
formação continuada online e identificar as principais tecnologias utilizadas
durante o processo de formação, além de analisar como se deu a busca do
conhecimento pelos professores formadores referente ao uso das tecnologias
com a mudança do ambiente presencial para o online e, por fim, elencar as
percepções dos professores formadores no tocante ao uso das tecnologias nas
práticas educacionais futuras. Para que os objetivos sejam alcançados,
metodologicamente, esta pesquisa utilizou uma abordagem de qualitativa, onde
se opta pelo método de estudo de caso. Utiliza-se como instrumentos a
observação, questionários e entrevistas semiestruturas, a envolver um grupo
de professores formadores da Rede Municipal de Ensino do Recife, atuantes
na Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (EFER). A
análise do conteúdo orientará o processo de interpretação de dados. Mediante
a análise, será possível comtemplar o surgimento de impactos ocasionados
pelo uso das tecnologias. Os resultados, esperados devem evidenciar o uso
das tecnologias no processo de formação continuada online como um modelo
de formação inovador, a colaborar para que os professores formadores adotem
estratégias de aprender e a ressignificar a sua prática pedagógica em relação
às tecnologias e a também como utilizá-las conforme as necessidades
formativas em ambientes diferenciados, além de destacar as possibilidades dos
processos formativos serem flexíveis e passíveis de mudanças, conforme as
necessidades emergentes da educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2621009 - ANDIARA VALENTINA DE FREITAS E LOPES
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externa ao Programa - 2681970 - MARIANA BUARQUE RIBEIRO DE GUSMAO - UFPE
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 15:09
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