Banca de QUALIFICAÇÃO: STEPHANY MARIA PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STEPHANY MARIA PEREIRA DA SILVA
DATA : 28/06/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE MÉDIA ARITMÉTICA NOS ANOS FINAIS PARA ESTUDANTES CEGOS UTILIZANDO MATERIAL MANIPULÁVEL

Educação Inclusiva; Estudantes cegos; Material Manipulável; Média Aritmética.

A utilização de materiais manipuláveis para o ensino de Estatística se constitui em possibilidade de acesso a representações de dados por estudantes cegos por meio da exploração tátil. O objetivo geral desta pesquisa de mestrado é analisar conhecimentos para o ensino de média aritmética para estudantes cegos mobilizados com o auxílio de um material manipulável. Em termos específicos busca-se investigar a viabilidade de um material manipulável para o ensino de média aritmética para estudantes cegos a partir das experiências de brailistas e estudantes cegos; analisar conhecimentos de professores de matemática para o ensino de média aritmética para estudantes cegos em classes inclusivas; e Analisar conhecimentos dos docentes em planejamento de aula para o ensino de média aritmética para estudantes cegos com a utilização do material manipulável. A metodologia de cunho qualitativo inclui uma descrição e análise do material elaborado e do processo metodológico proposto visando a sua validação a partir de entrevista semiestruturada com duas brailistas, Maria e Josefa, e dois estudantes cegos; e de uma entrevista semiestruturada com dois professores de Matemática. Maria não possui deficiência visual e atua como transcritora do sistema Braille no ensino superior. Josefa tem deficiência visual e atua como transcritora do Braille na Educação Básica. As entrevistadas ressaltam a relevância do material para o ensino de média aritmética e sugerem adequações na sua elaboração para torná-lo mais efetivo. Maria pontua a necessidade de utilizar texturas mais diferenciadas para auxiliar os estudantes nas explorações táteis. Além disso, destaca ser indispensável a audiodescrição do material por ocasião da sua utilização com os estudantes cegos, visando torná-lo acessível à compreensão da sua totalidade por meio da transcrição do visual para o verbal. Josefa sugere a utilização de valores maiores nos problemas propostos para assegurar que os estudantes utilizem o material, do contrário eles podem chegar à resolução pelo cálculo mental. Ambas as brailistas reforçam a importância da validação do material pelos estudantes com deficiência visual para que eles possam identificar os limites e possibilidades nas explorações táteis. O material manipulável elaborado apresenta-se como possibilidade de recurso para explorações táteis de estudantes cegos sobre o conceito de média aritmética. A pesquisa está em desenvolvimento e o texto da qualificação apresenta o roteiro das entrevistas semiestruturadas com os estudantes e com as professoras de Matemática.

Presidente - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Interna - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS
Externa à Instituição - IRENE MAURICIO CAZORLA - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 15:09