Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSEANE SANTOS TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSEANE SANTOS TEIXEIRA
DATA : 27/06/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

Meninas quilombolas produzindo informações estatísticas: saberes, pesquisa e leitura crítica.

Educação Estatística, Educação Escolar Quilombola, Ciclo Investigativo, Letramento Estatístico, Justiça Social.

Este projeto de pesquisa de doutoramento almeja analisar como vivências de investigação estatística perspectivadas pelo letramento estatístico podem contribuir para reflexões críticas de meninas quilombolas em relação à leitura de mundo e à produção de informações sobre seu contexto. As discussões são fundamentadas por construtos teóricos de Letramento Estatístico de Iddo Gal, bem como da Educação Matemática para a Justiça Social de Gutstein. A pesquisa contemplou uma Revisão Sistemática da Literatura de publicações em diferentes em duas bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos da Capes. O estudo ainda envolveu análise  documental, utilização de questionário com professores de uma escola quilombola e vivência do Ciclo Investigativo com estudantes quilombolas do 5º ano, mediante encontros e rodas de conversas com anuência das mães e/ou responsáveis. Os dados foram registrados em sínteses, audiogravações, fotografias, registros das observações e falas das crianças. As análises dos dispositivos legais revelaram inexistência das diretrizes curriculares municipais e do referencial curricular para Educação Escolar Quilombola (EEQ); falta de núcleos específicos para acompanhamento de estudantes fora do território, dos projetos políticos pedagógicos e da efetivação da EEQ; ausência de programas contínuos de formação específica para professores das escolas quilombolas; falta de infraestrutura nas escolas quilombolas (bibliotecas, quadras esportivas, laboratórios, Internet...); inexistência de professores quilombolas na escola interna e externa ao território. A proposta curricular menciona aspectos da EEQ e da Educação do Campo, com temas relacionados aos povos tradicionais nos objetos de conhecimentos e nas habilidades de diferentes componentes. No organizador curricular de Matemática, identificou-se recomendações ao ensino por investigação, à história da matemática, etnomatemática, com potencial para propostas interdisciplinares. Na Unidade Temática Estatística e Probabilidade, percebe-se a proposição da pesquisa estatística voltada aos interesses dos/das estudantes e à produção de informações voltadas à melhor compreensão de aspectos da realidade. Em respostas ao questionário, os professores mostraram pouco entendimento da produção de cultura nos territórios e das diferenças entre raça e etnia. Os professores mencionaram que não tinham  formação específica sobre EEQ e Educação para as Relações Étnico-raciais. Quando perguntados sobre o trabalho com pesquisa estatística no ensino de matemática, os professores alegaram outras prioridades. Os encontros com os participantes, resultaram em engajamento, protagonismo, trabalho em grupo e relação positiva com o estudo investigativo, bem como o respeito às mulheres quilombolas guardiãs do saber e da compreensão do território como contexto de conhecimento e pesquisa. Quanto ao Letramento Estatístico, as crianças experimentaram o processo de transnumeração com os dados que coletaram e refinaram dispositivos estatísticos tabulares e gráficos, refletiram sobre condições de vida das mulheres da comunidade e questões que impactam a identidade étnica quilombola. Percebeu-se a mobilização dos elementos do letramento estatístico. As reflexões das meninas sobre temas e questões que foram permeadas por esforços na assunções críticas, falas e posturas pertinentes diante dos dados lidos e avaliados, assim como preocupações sobre aspectos revelados no estudo. As meninas quilombolas, assumiram atitudes críticas, legitimando-as em argumentos pautados nos resultados estatísticos produzidos em suas atividades investigativas.

Presidente - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Interno - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Interno - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Externo à Instituição - Reginaldo Ferreira Domingos - UFCA