AS NARRATIVAS DIGITAIS PRODUZIDAS EM PLATAFORMAS DE JOGOS ON-LINE: a produção no Roblox
Palavras-chave: Narrativas digitais. Jogos on-line. Multiletramentos.
O presente texto de tese aborda narrativas digitais na plataforma de jogos on-line Roblox, tendo como principal objetivo investigar as narrativas digitais produzidas nessa plataforma na perspectiva dos multiletramentos, observando como as tecnologias digitais estão contribuindo na construção de narrativas de crianças e jovens na cultura digital. O campo de pesquisa foi a plataforma de jogos on-line Roblox e a plataforma do YouTube, onde são publicizadas as narrativas que as crianças elaboram durante os jogos na plataforma Roblox. Trazemos as características narrativas presentes nessas histórias que encantam milhares de crianças e adolescentes pelo mundo (ARISTÓTELES, PROPP, 1928/1984; GANCHO, 2001; TODOROV, 1971; CAMPBELL, 1990), como essa produção de narrativas digitais pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades de leitura e produção textual de narrativas, e como as crianças estão construindo esses textos em uma plataforma de jogos. Abordamos as narrativas digitais (MURRAY, 2003), os multiletramentos (Grupo de Nova Londres, 1996) e o multiletramento digital (SOARES, 2002; LEMKE, 2010; ROJO, 2012; ZACHARIAS, 2016). Vemos também a importância do jogo na sociedade (PIAGET, 1998; HUIZINGA, 1938; CAILLOIS, 1961; SALEM e ZIMMERMAN, 2012a) e abordamos os jogos digitais (BALASUBRAMANIAN e WILSON, 2006; JUUL, 2005; SCHUYTEMA, 2008; RYAN, 2006) e gamificação (KAPP, 2012, FLATLA et.al., 2011). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e etnográfica (virtual). A metodologia utilizada para a análise dos dados foi o Círculo de Saldaña (2013).