O STATUS DO SABER A SER ENSINADO REFERENTE A COMPRIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
Comprimento; Livros Didáticos; Teoria Antropológica do didático; Documentos Curriculares.
O objetivo desse projeto de tese é de compreender a abordagem do saber comprimento nos documentos curriculares nacionais e nas coleções adotadas de livros didáticos de matemática do ensino fundamental. A fundamentação teórica tem como suporte a Teoria Antropológica do Didático-TAD, desenvolvida por Yves Chevallard e seus colaboradores, além de apoiar-se no modelo segundo o qual comprimento é considerado como uma grandeza geométrica, em analogia ao modelo desenvolvido por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian para o ensino da área de figuras planas. A metodologia desse projeto tem uma abordagem qualitativa com um caráter de análise documental, no qual iremos analisar as orientações curriculares, guias de livros didáticos e duas coleções de livros didáticos de matemática do ensino fundamental. Ao longo das coleções com nove volumes cada, serão analisadas a ecologia do saber, os elementos praxeológicos e ainda as Três Dimensões do Problema Didático relativas a comprimento. A coleção 1 foi aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático e Material Didático-PNLD 2016/2017 e embasada por aspectos dos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN. A coleção 2 pertence ao PNLD 2019/2023 e está embasada pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Dentre todas as coleções, foi escolhida aquelas mais adotadas nacionalmente e que tivesse mesmo autor em ambas as coleções adotadas, segundo os dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE. Como resultados parciais, por meio da modelização da praxeologia matemática identificamos que todos os volumes dos livros didáticos do 1º ao 5º ano dispõem de tipos de tarefas relacionadas ao saber comprimento, com grande ênfase no domínio das Grandezas e Medidas. Portanto, esperamos que a abordagem de comprimento ao longo das coleções dos livros analisados acompanhe as mudanças de orientações presentes nos documentos curriculares, isto é, na transição normativa do PCN para BNCC, assim como pressupomos que também mude a abordagem do saber comprimento nos livros didáticos.