ÁREA DE FIGURAS PLANAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS
Área de figuras planas; Organizações praxeológicas; Anos iniciais; Livro didático.
Esse projeto de dissertação tem por objetivo compreender a abordagem matemática e didática de uma coleção de livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao estudo de área de figuras planas. A fundamentação teórica está apoiada na Teoria Antropológica do Didático desenvolvida por Chevallard (1999), no tipo de Organização Didática proposta por Gascón (2003) e no modelo de área enquanto grandeza proposto por Douady e Perrin-Glorian (1989) e Bellemain e Lima (2002;2010). A metodologia estabelece uma abordagem qualitativa de cunho documental, que consiste na caracterização da praxeologia matemática e didática do livro didático de matemática dos anos iniciais e na identificação do tipo de organização didática. Os resultados parciais indicam que dentre os tipos de tarefas, a que predomina é o tipo T1 (Determinar a medida de área de uma figura ou região) com 46,6% das tarefas propostas, mostrando a ênfase no quadro numérico e a elaboração da técnica que predomina é a contagem de superfície unitária que recobre uma figura. Devido a ênfase da organização didática do livro ser no momento exploratório e no trabalho da técnica, caracterizamos a concepção da obra como empirista. Neste sentido, o estudante aprende o saber área explorando diferentes tarefas, mas aplicando técnica repetitiva.