RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE MATEMÁTICA E SEU ENSINO E OS MATERIAIS CURRICULARES: IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO CURRÍCULO PRESCRITO DE MATEMÁTICA
material curricular; concepção construtivista; concepção transmissiva; currículo prescrito; currículo de matemática.
O objetivo principal de nossa pesquisa foi investigar as relações entre as concepções
dos professores sobre a Matemática e seu ensino e os materiais curriculares e suas
implicações nos processos de leitura e interpretação que esses profissionais fazem
das prescrições curriculares. Para tanto, tivemos a necessidade de elaborar um
construto teórico no âmbito da educação matemática que nos permitisse desenvolver
uma visão mais ampliada do que vem a ser concepções. Nossos referências teóricos
nos levaram a aceitar a existência de pelo menos duas concepções sobre a
matemática e seu ensino, a que denominamos de concepção transmissiva e
concepção construtivista. No que concerne ao aspecto curricular, consideramos a
existência de duas relações: uma entre o professor e o material curricular e outra entre
este e o currículo prescrito. E fundamentamos tais relações nos estudos de Brown e
Edelson (2001, 2003), Brown (2009) e Sacristán (2000). Quanto ao aspecto
metodológico, a perspectiva adotada se fundamenta nos princípios de uma
abordagem qualitativa. Com vistas a atender nossos objetivos, selecionamos dois
professores de matemática do 6° ano, submetidos ao mesmo currículo prescrito, neste
caso o Currículo de Matemática do Estado de Pernambuco. Um de nossos resultados
indica que professores com tendência à concepção construtivista da matemática e seu
ensino se relacionam de forma mais crítica, reflexiva e transcendente com os materiais
curriculares, implicando no reconhecimento das prescrições como ponto de partida
para o ensino. Por sua vez, professores com tendência à concepção transmissiva se
relacionam de forma mais passiva, pragmática com os materiais curriculares,
implicando no reconhecimento das prescrições como documento rígido e com ligação
lógica fraca entre seus elementos constitutivos.