Banca de DEFESA: WAGNER RODRIGUES COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WAGNER RODRIGUES COSTA
DATA : 22/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Apoio do Edumatec (H-03)
TÍTULO:

RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE MATEMÁTICA E SEU ENSINO E OS MATERIAIS CURRICULARES: IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO CURRÍCULO PRESCRITO DE MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

material curricular; concepção construtivista; concepção transmissiva; currículo prescrito; currículo de matemática.


PÁGINAS: 487
RESUMO:

O objetivo principal de nossa pesquisa foi investigar as relações entre as concepções
dos professores sobre a Matemática e seu ensino e os materiais curriculares e suas
implicações nos processos de leitura e interpretação que esses profissionais fazem
das prescrições curriculares. Para tanto, tivemos a necessidade de elaborar um
construto teórico no âmbito da educação matemática que nos permitisse desenvolver
uma visão mais ampliada do que vem a ser concepções. Nossos referências teóricos
nos levaram a aceitar a existência de pelo menos duas concepções sobre a
matemática e seu ensino, a que denominamos de concepção transmissiva e
concepção construtivista. No que concerne ao aspecto curricular, consideramos a
existência de duas relações: uma entre o professor e o material curricular e outra entre
este e o currículo prescrito. E fundamentamos tais relações nos estudos de Brown e
Edelson (2001, 2003), Brown (2009) e Sacristán (2000). Quanto ao aspecto
metodológico, a perspectiva adotada se fundamenta nos princípios de uma
abordagem qualitativa. Com vistas a atender nossos objetivos, selecionamos dois
professores de matemática do 6° ano, submetidos ao mesmo currículo prescrito, neste
caso o Currículo de Matemática do Estado de Pernambuco. Um de nossos resultados
indica que professores com tendência à concepção construtivista da matemática e seu
ensino se relacionam de forma mais crítica, reflexiva e transcendente com os materiais
curriculares, implicando no reconhecimento das prescrições como ponto de partida
para o ensino. Por sua vez, professores com tendência à concepção transmissiva se
relacionam de forma mais passiva, pragmática com os materiais curriculares,
implicando no reconhecimento das prescrições como documento rígido e com ligação
lógica fraca entre seus elementos constitutivos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - EDDA CURI - UNICRUZ
Externo à Instituição - GILBERTO JANUÁRIO - UFOP
Interno - ***.876.714-** - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Externo à Instituição - MARCELO CAMARA DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Interna - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Notícia cadastrada em: 06/06/2023 15:20
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