Banca de QUALIFICAÇÃO: ALMIR PEREIRA DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALMIR PEREIRA DE MOURA
DATA : 16/06/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

O SABER APRENDIDO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RELATIVO À ÁREA DE SUPERFÍCIES PLANAS: um estudo à luz das praxeologias pessoais

Área de superfícies planas. Praxeologia. Variável. Praxeologia pessoal.

O objeto de estudo desta proposta de tese é a apropriação do saber área de superfícies planas por estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Para isso recorreremos aos construtos teóricos da Teoria Antropológica do Didático, em especial, as noções de praxeologia (CHEVALLARD, 1999), variável (CHAACHOUA; BESSOT, 2019) e praxeologias pessoais (CROSET, CHAACHOUA, 2016), com o objetivo de analisar o saber aprendido dos participantes da pesquisa referente ao saber em tela. Consideramos a área como uma grandeza geométrica em conformidade com a pesquisa de Douady e Perrin Glorian (1989), segundo a qual para o estudo desse saber são necessárias a articulação e distinção de três quadros: o geométrico, o numérico e o das grandezas. Do ponto de vista do objetivo da pesquisa, a proposta caracteriza-se como um estudo descritivo na perspectiva apontada por Gil (2002) de abordagem qualitativa (CRESWELL, 2007). Para seu desenvolvimento vislumbramos três estudos: o primeiro consiste na construção de um Modelo Praxeológico de Referência a partir de um estudo histórico e epistemológico, dos aspectos didáticos que estão em jogo no momento do ensino, nas contribuições das pesquisas referentes à apropriação, dificuldades e entraves persistentes revelados pelos estudantes dessa etapa de ensino referente ao saber em tela. O segundo, busca a construção do Modelo Praxeológico Dominante para o ensino da área de superfície planas mediante a análise dos documentos oficiais e de duas coleções de livros didáticos, uma, referente aos anos iniciais e, a outra, referente aos anos finais do ensino fundamental. O terceiro será a execução de um estudo empírico o qual se apoiará no Modelo Praxeológico de Referência para a elaboração de tarefas de diferentes tipos envolvendo diferentes variáveis e valores, as quais serão aplicadas aos estudantes em diferentes momentos do segundo semestre do ano letivo de 2023. Os resultados parciais do primeiro estudo apontam para a presença oito tipos de tarefas que contribuem para atribuir significado ao saber área de superfície planas no ensino fundamental. Os do segundo estudo indicam a presença de tipos de tarefas mais genéricos nos documentos oficiais deixando a cargo dos autores dos livros didáticos e dos professores a eleição dos tipos de tarefas mais adequados. Já nos livros didáticos analisados percebemos um quantitativo maior de variáveis e valores nas tarefas propostas quando comparado às identificadas nos documentos de orientações. Do terceiro estudo, esperamos que a manipulação das variáveis nos ajude a perceber como os estudantes realizam a divisão em tipos de tarefas, quais técnicas são utilizadas com certa estabilidade e, quais argumentos são mobilizados para justificar as técnicas aplicadas no cumprimento das tarefas propostas.

Presidente - ***.085.004-** - MARILENE ROSA DOS SANTOS - UPE
Interno - ***.876.714-** - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Interna - 2345694 - PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN
Externo à Instituição - LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS - UFBA