Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLAM DIELCIO PONTES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARLAM DIELCIO PONTES DA SILVA
DATA : 26/06/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: foregrounds de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Palavras-chave: Educação Matemática Crítica; Background; Foreground; Educação Financeira Escolar; Educação de Jovens e Adultos.

Neste estudo realizamos um diálogo teórico baseado na Educação Matemática Crítica, relacionando-a com uma perspectiva de Educação Financeira Escolar para estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Esta perspectiva teórica amplia as discussões acerca do tema, de modo a incluir nas produções de conhecimentos a responsabilidade pedagógica para atender ao público dessa modalidade de ensino, com suas especificidades e necessidades, tanto educacionais, quanto sociais ou econômicas. Assim sendo, a pesquisa visa analisar, à luz da Educação Matemática Crítica se e como reflexões de Educação Financeira Escolar mobilizam os foregrounds de estudantes de uma turma multisseriada dos módulos II e IV da Educação de Jovens e Adultos da Rede de Ensino de Garanhuns-PE, em decisões sobre o tema. A metodologia, de cunho qualitativo, envolve a utilização de entrevistas estruturada e semiestruturada e realização de aulas sobre o tema, mediadas pelo pesquisador. As entrevistas nos ajudam a conhecer os backgrounds e os foregrounds dos estudantes, bem como as possibilidades de movimentá-los a partir de reflexões mobilizadas por elementos relacionados as finanças, identificados nos episódios da minissérie O Auto da Compadecida ao longo dos debates mediados nas aulas. Para a análise dos dados, nos baseamos nas interpretações de significados de foregrounds, recorte da base teórica adotada, nas quais os sujeitos investigados estão posicionados em uma fronteira influenciada por seus backgrounds, que conduzem para cinco possíveis direções de foregrounds: polarizado; destruído; amputado; direcionado ou multiplicado. Contudo, acreditamos que reflexões de Educação Financeira em aulas de matemática podem contribuir para mobilizar a formação de foregrounds de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, permitindo que eles, estando em uma posição de fronteira, movimentem as direções dos seus foregrounds.

Externa à Instituição - ALDINETE SILVINO DE LIMA - UFCG
Externo à Instituição - ALFREDO DIB ABDUL NOUR - UESC-BA
Interna - 1134527 - ANA COELHO VIEIRA SELVA
Interna - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA