Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO MARCOS RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO MARCOS RIBEIRO DA SILVA
DATA : 03/07/2023
LOCAL: remoto

Formação de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental: a pesquisa como eixo estruturador do ensino de Estatística

Educação Estatística. Anos finais do Ensino Fundamental. Formação de professor. Pesquisa.

O objetivo dessa pesquisa é investigar as contribuições de um processo formativo de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental no município do Ipojuca/PE considerando os diferentes tipos de conhecimento do professor para o ensino de Estatística, tendo a pesquisa como eixo estruturador do ensino. Para tal, temos como aporte teórico o modelo de Letramento Estatístico proposto por Gal (2002), o modelo de Ciclo Investigativo elaborado por Guimarães e Gitirana (2013) e os diferentes tipos de Conhecimentos apontados por Ball, Thames e Phelp (2008). Foram desenvolvidos três estudos articulados entre si. No estudo 1, foram analisados os documentos normativos (BNCC, currículo de Pernambuco e do município do Ipojuca) e a coleção didática de Matemática utilizada no município. Foi observado que os documentos curriculares valorizam a pesquisa e a função da estatística, aproximando-se do Letramento Estatístico. A coleção de Matemática utilizado no município traz como orientação ao professor apenas descrição das atividades, o que não orienta ou amplia o trabalho do professor. Em relação as atividades de estatísticas observaram-se baixa incidência de atividades envolvendo elaboração da questão, classificação dos dados e conclusão e, infelizmente, a maioria das atividades envolve dados fictícios, o que indica que os alunos serão pouco estimulados a refletirem sobre a realidade. No estudo 2, foi investigado o perfil dos professores e o que sabem sobre ensino de estatística, a partir de um questionário no google form. A maioria não teve algum tipo de formação voltada para ensino de estatística tanto na sua formação como estudantes como profissional. Apresentaram lacunas em conhecimentos estatísticos e de ensino. A partir dos resultados identificados nesses estudos, está sendo realizado um processo de formação continuada, tendo a pesquisa como eixo estruturador e envolvendo os diferentes tipos de conhecimentos do professor. Dessa forma, acreditamos que a realização dessa pesquisa possibilitará importantes discussões sobre o processo de formação de professores referente ao ensino de Estatística, que favoreça uma atitude analítica e crítica do mundo físico e social, ampliando os conhecimentos do grupo sobre o conteúdo e suas formas de ensino.

Externa à Instituição - MARIA ELISA ESTEVES LOPES GALVÃO
Externa ao Programa - 1296607 - ANA PAULA BARBOSA DE LIMA - UFPEInterna - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Externo à Instituição - ERNANI MARTINS DOS SANTOS - UPE
Presidente - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES