Banca de DEFESA: HELTON DANILO ROCHA DOS SANTOS

DISCENTE: HELTON DANILO ROCHA DOS SANTOS
DATA : 31/05/2023
LOCAL: webconferência: https://meet.google.com/crw-fvfi-edz

A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA: um recurso tecnológico ao professor

Formação continuada. GeoGebra. Ensino de Geometria. Sequência didática. Inovação pedagógica.

Os professores e as tecnologias digitais estão cada vez mais interligados na educação atual. As tecnologias digitais oferecem uma variedade de recursos que podem ser utilizados pelos professores para enriquecer a aprendizagem dos alunos. Por exemplo, plataformas de aprendizagem online, como Moodle e Blackboard, permitem aos professores disponibilizar conteúdo de forma interativa e acessível aos alunos. Softwares e plataformas educacionais, jogos educativos e aplicativos móveis também são úteis para envolver os alunos e tornar a aprendizagem mais interessante. A presente pesquisa propõe analisar acerca da formação continuada para o ensino da Geometria com o uso das tecnologias digitais, especificamente o GeoGebra, com um olhar de promover melhorias ou inovação pedagógica na prática do professor. O estudo contou com 31 graduandos em Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco. No âmbito metodológico, ressaltamos que se trata de uma pesquisa qualitativa descritiva, onde foi usado como coleta de dados um questionário on-line do Google Formulário, com questões objetivas e subjetivas com intuito de conhecer o perfil dos participantes de pesquisa, sua familiaridade com a plataforma estudada e quais suas expectativas para o curso de formação proposto nesta pesquisa. Em seguida foi aplicado o curso de formação com os 31 participantes e, como produto final do curso, foi proposto a elaboração de uma sequência didática para análise da apropriação da plataforma de estudo. Para análise das sequências foi utilizado um olhar analítico sobre as fundamentações e teorias referente a apropriação tecnológica do professor e inovação pedagógica na sala de aula, no que ressalta Borges (2009), Unesco (2002), Sandholtz, Ringstaff e Dwyer (1997), Kesnki (2003), Silva (2017). Os resultados obtidos apontam para eficácia da formação dos professores no que se refere apropria-los para o uso efetivo dos softwares e plataformas digitais. Com o suporte necessário, muitos professores poderão elaborar aulas mais atrativas e com a utilização dos recursos tecnológicos, dando assim mais qualidade na sua prática pedagógica.

Presidente - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 2621009 - ANDIARA VALENTINA DE FREITAS E LOPES
Externo à Instituição - EBER GUSTAVO DA SILVA GOMES - UPE
Notícia cadastrada em: 26/05/2023 15:16