Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELA FRANCISCA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUELA FRANCISCA DE SOUZA
DATA : 02/06/2023
LOCAL: remoto

“ESSE COMBINA COM ESSE QUE NÃO COMBINA COM AQUELE”: APRENDIZAGEM DE CLASSIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Estatística. Classificação. Educação Infantil

A partir da inclusão do conteúdo de Estatística no currículo de Matemática dos anos iniciais do Ensino fundamental várias discussões sobre o ensino e aprendizagem de estatística tem sido destaque nos principais eventos que tratam de Educação Matemática. O desenvolvimento de pesquisas voltadas pra essa temática tem proporcionado reflexões sobre a importância de trabalhar conceitos estatísticos com crianças desde a Educação Infantil. Autores como Guimarães e Gitirana (2013), propõem que a pesquisa seja o eixo norteador do ensino de estatística com as crianças e propõem um ciclo investigativo distribuído em oito fases: definição de questões, levantamento de hipótese, definição de amostra, coleta de dados, classificação dos dados, representação dos dados, análise dos dados e conclusão. Esse estudo discute a importância da classificação dos dados. Para organizar as informações em gráficos e tabelas é necessário saber classificar, portanto é relevante que os estudantes saibam criar critérios e identificar critérios de uma classificação e não apenas conheçam classificações prontas. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades de aprendizagem de crianças da Educação Infantil em atividades que envolvem classificar.  Para isso será desenvolvido um processo de ensino aprendizagem sobre classificação envolvendo diferentes habilidades: identificar o critério de uma classificação; identificar a classe a partir de um critério/descritor; criar critério para classificar. Participarão dessa pesquisa 4 turmas com crianças de 5 e 6 anos de idade que frequentam a Educação Infantil em escolas públicas do Recife. Iniciamos as atividades com a Turma 1 e a acreditamos que é possível desenvolver um trabalho sistematizado e adequado para as crianças da Educação Infantil e que é possível também ensinar a classificar envolvendo diferentes habilidades e utilizando diferentes instrumentos.

Presidente - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Interna - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Externa à Instituição - MARIA BETANIA EVANGELISTA DA SILVA
Externa à Instituição - SANDRA GONÇALVES VILAS BÔAS