Banca de DEFESA: GABRYELLA VASCONCELOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRYELLA VASCONCELOS DA SILVA
DATA : 25/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CE/UFPE
TÍTULO:

NOÇÕES INICIAIS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Equações do 1º grau. Teoria dos Campos Conceituais; Análise de livros didáticos


PÁGINAS: 145
RESUMO:

RESUMO

 

É consensual entre Educadores Matemáticos a importância de construir desde os primeiros anos de escolaridade, noções conceituais de objetos de conhecimento mais complexos a serem sistematizados ao longo da Educação Básica.  Dentre elas, as equações do 1º grau. A partir dessa premissa, nessa pesquisa de mestrado nos propomos a analisar, sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais (TCC), tipos de situações propostas para desenvolver as primeiras noções relacionadas às equações do 1º grau em livros didáticos (LD) de matemática do 4º ano, do 5º ano e do 6º ano do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma análise documental das orientações curriculares nacional e estadual, BNCC (2018) e Currículo de Pernambuco (2019), respectivamente, com a finalidade de mapear os objetos de conhecimento e habilidades relacionados à construção de noções iniciais de equações do 1º grau nos anos iniciais (3º, 4º e 5º anos) e no 6º ano dos anos finais do ensino fundamental. Identificamos para o 3º ano um objeto de conhecimento: relação de igualdade; para o 4º ano: relações entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão, e propriedades da igualdade; para o 5º ano: propriedades da igualdade e noção de equivalência, grandezas diretamente proporcionais, e problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais; e para o 6º ano: propriedades da igualdade, e problemas que tratam da partição de um todo em duas partes desiguais, envolvendo razões entre as partes e entre uma das partes e o todo. Partindo das habilidades relacionadas a esses objetos de conhecimentos construímos as categorias, que serviram para selecionar as situações nos LD: ideia de igualdade para representar diferentes sentenças de adição e subtração; relações inversas entre operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; relação de igualdade existente entre dois termos (para a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão); elemento desconhecido que torna verdadeira a igualdade; variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar; e problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais. Essas categorias foram utilizadas na análise dos livros didáticos para os quatro anos acima citados, totalizando 4 obras, com o propósito de elaborar uma tipologia para as situações que exploram conhecimentos que compõem noções iniciais de equação do 1º grau. As situações selecionadas nos LD foram classificadas como problemas de estrutura aditiva, problemas de estrutura multiplicativa e problemas mistos, e, houveram atividades que não puderam ser classificadas segundo a TCC. A partir das nossas análises percebemos que, relativo aos problemas, os pertencentes ao campo das estruturas aditivas classificados como de composição foram os mais encontrados, o mesmo aconteceu para as atividades, a maioria abarcaram as relações aditivas. Para o 4º e 5º anos onde encontramos categorias em comum, percebemos um crescente nível de complexidade de um ano para outro, embora não apresentem problemas e atividades em quantidade significativa. Quanto aos recursos, o 4º ano mesmo não sendo o ano que mais contempla categorias caracterizou-se como o que apresentou uma maior variedade de recursos.

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Interno - ***.876.714-** - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Externa à Instituição - ELISÂNGELA BASTOS DE MÉLO ESPÍNDOLA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 10/05/2023 12:33
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