Banca de DEFESA: AMANDA RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA RODRIGUES DA SILVA
DATA : 12/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência https://meet.google.com/djm-cqge-cqi
TÍTULO:

A articulação entre a Abordagem Documental do Didático com um processo de design: aplicação na idealização de uma plataforma direcionada ao
planejamento docente no ensino de geometria


PALAVRAS-CHAVES:

Geometria; Planejamento docente; Trabalho documental;processo de design


PÁGINAS: 266
RESUMO:

Partindo das necessidades e complexidades que englobam as atividades docente na área de matemática, este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da integração de um processo de design com a teoria da abordagem documental do didático, a fim de idealizar uma plataforma que auxiliasse o planejamento docente online direcionado ao ensino de geometria. Tendo como objetivos: analisar o planejamento e ensino de conhecimentos geométricos, elaborar uma estrutura metodológica com base em um processo de design e na abordagem documental, analisar os dados obtidos com base nas pesquisas primárias e secundárias sobre o tema da pesquisa e idealizar e prototipar uma plataforma para dar suporte a autoria docente online no ensino de geometria. A estrutura metodológica foi composta por sete etapas e em cada uma delas foram aplicados métodos que ajudaram na obtenção de dados que embasaram todo o processo de desenvolvimento da pesquisa: 1. Definição, com realização de pesquisa de campo, aplicação de método das perguntas e mapeamento do problema; 2. Pesquisa, sendo aplicadas a primária (estudos prévios dos autores) e secundária (estudos desenvolvidos por outros autores); 3. Idealização, com aplicação de duas investigações realizadas à luz da investigação reflexiva em duas disciplinas da área de geometria e a aplicação de um brainstorming com participação de um grupo de sete especialistas de diferentes áreas; 4. Prototipação, considerando o nível de fidelidade com o produto final; 5. Seleção, das melhores ideias de layout e interações prototipadas; 6. Implementação, em nossa pesquisa será realizada de maneira laboratorial, não em ambiente real de aula devido ao tempo; 7. Aprendizagem, análise dos resultados obtidos e do processo estruturado. Com o fim da aplicação dessa pesquisa espera-se obter um protótipo de uma plataforma focada no planejamento do professor de geometria que integre uma variedade de representações de um mesmo objeto cognitivo, estimule a autoria docente, possibilite a articulação entre recursos e auxilie na redução do tempo gasto no trabalho documental dos professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2318859 - FRANCK GILBERT RENE BELLEMAIN
Interna - ***.194.106-** - IRACEMA CAMPOS CUSATI - UPE
Externa ao Programa - 3331601 - AUTA LUCIANA LAURENTINO - UFPEExterno ao Programa - 2155038 - PEDRO MARTINS ALESSIO - UFPEExterna ao Programa - 1132321 - SOLANGE GALVAO COUTINHO - UFPEExterna à Instituição - MARILENA BITTAR - UFMS
Notícia cadastrada em: 09/05/2023 15:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10