Banca de DEFESA: ANDERSON HENRIQUE COSTA BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON HENRIQUE COSTA BARROS
DATA : 23/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet https://meet.google.com/kvd-vfsd-urv
TÍTULO:

LETRAMENTO ESTATÍSTICO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: diálogo e investigação com professores formadores


PALAVRAS-CHAVES:

Licenciatura em Educação do Campo. Letramento Estatístico. Educação Matemática Crítica. Diálogo.


PÁGINAS: 203
RESUMO:

A Educação do Campo tem origem nas lutas dos movimentos sociais pelo direito à terra e à educação pública e socialmente referenciada, pensada junto aos povos do campo para contribuir com a melhoria da qualidade das escolas do campo. Os cursos de licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) fazem parte das políticas públicas de formação inicial de professores do campo comprometidos com a Educação Básica das populações campesinas. O letramento estatístico está relacionado à leitura e interpretação crítica de dados estatísticos publicadas nos veículos de comunicação por meio de textos, gráficos e tabelas. Uma pessoa estatisticamente letrada pode se posicionar criticamente diante de dados estatísticos e se comunicar com outras pessoas para possíveis tomadas de decisão em contextos sociais com base nessas informações. Portanto, o letramento estatístico pode impactar a vida das pessoas do campo ao favorecer a leitura de suas realidades. Nesse sentido, é importante abordar aspectos da educação estatística na perspectiva do letramento estatístico na formação inicial de professores do campo. Esta tese foi motivada pelas seguintes questões de investigação: Que componentes curriculares do LEdoC abordam conteúdos de estatística? Quais as concepções dos docentes do LEdoC sobre o ensino da estatística? Como as atividades podem aumentar a criticidade no ensino de estatística por professores que ensinam LEdoC para promover o letramento estatístico? O objetivo geral da pesquisa foi analisar, à luz das perspectivas de Letramento Estatístico e da Educação Matemática Crítica, as concepções de professores que formam cursos de Licenciatura em Educação do Campo sobre o ensino de estatística. O estudo tem como base o princípio da Educação do Campo, modelo de letramento Estatístico de Iddo Gal, conceito de diálogo proposto por Ole Skovsmose inspirado na dialogicidade em Paulo Freire. A produção de dados envolveu a análise dos Projetos Políticos de Curso de cinco Instituições de Ensino Superior que oferecem a formação de professores do campo de Matemática e Ciências Naturais. Além disso, foram realizadas entrevistas com docentes que lecionam componentes curriculares relacionados a conteúdos de estatística e Matemática nos cursos LEdoC selecionados. Embora as análises dos PPC tenham sugerido que existem conteúdos estatísticos que podem ser relacionados aos contextos de campo, os documentos curriculares deveriam ser mais explícitos sobre essas relações, o que poderia promover letramento estatística. As entrevistas com os docentes apontaram potencialidades para a promoção do letramento estatístico em uma concepção dialógica quando as atividades estatísticas envolvem aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais da vida dos camponeses.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Interno - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Interna - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Externa à Instituição - ALDINETE SILVINO DE LIMA - UFCG
Externa à Instituição - IRENE MAURICIO CAZORLA - UESC-BA
Externo à Instituição - Wagner Ahmad Auarek - UFMG
Notícia cadastrada em: 09/05/2023 12:06
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