SIMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: explorando peças de bordados manuais
bordados manuais; simetrias; simetria de reflexão; etnomatemática; engenharia didática (ED)
Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar possíveis contribuições da exploração de bordados manuais para o conhecimento das simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental, com inspirações da Engenharia Didática (ED) para os procedimentos metodológicos. A Etnomatemática foi nosso aporte teórico que segundo D’Ambrósio (2017) os povos têm desenvolvido instrumentos que chamo ticas, instrumentos que auxilia na reflexão e observação para aprender o que chamo de matema como resposta a necessidades em diferentes culturas, que chamo de etnos. Para desenvolver a pesquisa baseado nos elementos da Etnomatemática e nos apoiando em inspirações da ED, dois objetivos específicos foram estabelecidos: (a) averiguar que conhecimentos sobre simetria de reflexão são mobilizados por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental ao realizarem atividades envolvendo bordados manuais; (b) identificar aproximações e distanciamentos entre conhecimentos matemáticos presentes na prática do bordado manual e conhecimentos sobre simetria de reflexão trabalhados na escola. O percurso metodológico, como mencionado, teve inspirações da ED e foi realizado a partir das análises preliminares, concepção, elementos de uma análise a priori, experimentação e análise dos dados. Como resultados desta pesquisa, apresentou-se as respostas de 5 (cinco) estudantes do 9º ano Ensino Fundamentel em 9 (nove) atividades propostas envolvendo a exploração de bordados manuais e outros materiais, por exemplo, papel carbono, instrumentos de medição, barbante, papel quadriculado, papel ofício, atividades voltadas para a cultura e conexão com o conteúdo de simetria, especificamente simetria de reflexão. Com isso, a Etnomatemática e as inspirações da ED, possibilitou um percurso satisfatório para a produção de uma sequência de atividades envolvendo a exploração de bordados manuais no conteúdo de simetria.