PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DE COMBINATÓRIA
Combinatória. Formação de professores. Teoria Antropológica do Didático. Percurso de Estudo e Pesquisa para Formação de Professores.
Este estudo tem por objetivo central desenvolver, implementar e analisar um processo de formação de professores sobre o ensino de Combinatória, baseado na metodologia do Percurso de Estudos e Pesquisa para Formação de Professores (PEP-FP), com um grupo de professores de Matemática do Ensino Médio. Possui como marco teórico-metodológico a Teoria Antropológica do Didático elaborada por Chevallard e colaboradores. Esse referencial tem tido estreita relação com a formação docente, pois fornece elementos que podem subsidiar a análise de práticas, inclusive as formativas. Além disso, fez emergir um dispositivo de formação, o PEP-FP, que coloca no centro desse processo questões intrínsecas à profissão docente, vinculando uma investigação com a docência e criando novas infraestruturas matemático-didáticas. O percurso metodológico se dará em duas etapas: a primeira, com a elaboração de um modelo praxeológico de referência e de um modelo praxeológico dominante sobre o ensino de Combinatória para o Ensino Médio; a segunda etapa se constituirá no nosso estudo principal que é a elaboração, implementação e avaliação de um PEP-FP com professores de Matemática do Ensino Médio, tanto em formação como em serviço. A hipótese de pesquisa que defendemos é que um PEP-FP sobre o ensino de Combinatória agrega ao equipamento praxeológico dos professores em formação saberes matemáticos e didáticos, de maneira articulada, a fim de que possam atuar de forma pertinente no ensino desta área da Matemática.